Carregando...

Alerta!

logo Agentes penitenciários do PR ameaçam entrar em greve a partir de segunda-feira - Notícias - AN Notícias Agentes penitenciários do PR ameaçam entrar em greve a partir de segunda-feira - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 21 de Janeiro de 2021

SAIBA MAIS

Dia Mundial da Religião - Dia de santa Inês -
28/09/2013 12h09

Agentes penitenciários do PR ameaçam entrar em greve a partir de segunda-feiraAgentes penitenciários levantaram acampamento em frente à sede do governo estadual

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Trabalhadores do sistema carcerário paranaense realizam assembleia geral da categoria, nesta segunda (30), a partir das 16 horas, para definir se entram ou não em greve. O encontro será na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Há duas semanas, os agentes penitenciários levantaram acampamento em frente à sede do governo estadual depois de nove dias no local. A principal reivindicação deles, segundo a diretoria do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), “um Sistema Prisional mais seguro e humano e por reivindicações salariais sobre o reajuste do Adicional de Risco”.

Na oportunidade, os trabalhadores do sistema prisional aceitaram levantar acampamento depois de garantias do secretário de governo, Cesar Silvestre, e do chefe da Casa Civil, Reinold Stephanes, de que eram prioridade para o governo e que os receberiam até o dia 30 de setembro para conversar sobre o reajuste de 23,37% já acordado em abril.

Reajuste

Os agentes penitenciários estão reivindicando um reajuste de 23,37% sobre o Adicional de Risco. Nos últimos anos os índices de morte de agentes penitenciários fora de serviço aumentaram. Entre 2007 e 2012, 10 agentes morrem por conta da profissão. Em 2013 quatro (04) morrem e outros dois ficaram feridos.

A onda de crime contra a vida do agente penitenciário aumenta o custo de vida do profissional. “Temos vários casos de agentes que saíram do bairro e foram morar no centro em busca de mais segurança; agentes que transferiram os estudos dos filhos para escolas particulares; aquisição de equipamentos de segurança para uso pessoal. O reajuste vai apenas suprir os gastos obtidos por medida de segurança”, explica o presidente do Sindarspen, José Roberto das Neves.

O reajuste já havia sido acordado pelo governo no mês de abril pela secretária Dinorah Nogara da SEAP (Secretaria da Administração e Previdência). Entretanto, o reajuste não foi cumprido e a negociação se estendeu sem progressos.

Panorama:

- 9 de fevereiro, uma agente penitenciária sofreu um atentado e foi baleada com um tiro na cabeça;

- 13 de fevereiro Valdecir Gonçalves da Silva, 35 anos, foi assassinado a sangue frio dentro da própria casa, em Curitiba;

- 18 de fevereiro Wilmar Antonio Prestes da Silva, 47 anos, foi executado próximo de casa, com seis tiros, em Curitiba.

- 26 de fevereiro, um agente foi baleado nas costas, em Curitiba;

- 30 de março Milton Cezar Luciani é encontrado morto dentro da PCE (Penitenciária Central de Curitiba);

- 22 de agosto Alessandro Martins se enformou dentro da própria casa. Segundo laudo médico da psicóloga que atendia o agente, o suicídio ocorreu devido ao alto nível de estres da profissão.

Os casos estão sendo investigados.

Fonte: AN Notícias com Blog Esmael

Galeria de Imagens