Carregando...

Alerta!

logo Ratinho Júnior enfatiza austeridade em plano de governo apresentado na Assembleia Legislativa - Notícias - AN Notícias Ratinho Júnior enfatiza austeridade em plano de governo apresentado na Assembleia Legislativa - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 17 de Fevereiro de 2019

SAIBA MAIS

Dia de São Policrônio - Dia de São Rômulo -
04/02/2019 03h48

Ratinho Júnior enfatiza austeridade em plano de governo apresentado na Assembleia LegislativaRatinho Júnior enumerou as medidas adotadas neste início de gestão

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior disse nesta segunda-feira (4), na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), que seu programa de governo terá duas prioridades fundamentais: “O respeito ao dinheiro público e o estímulo ao crescimento para que os avanços sociais sejam combinados com a presença eficiente do Estado e a geração de emprego e renda a fim de garantir novas oportunidades a todos”.

“Trago aos senhores e senhoras”, disse ele aos deputados no plenário da Assembleia, “um plano de governo que já começou a ser executado e que nos permite um balanço positivo desses primeiros 30 dias de intenso trabalho”. A entrega da mensagem do governador com seu plano de governo, à Assembleia Legislativa, atende a uma determinação constitucional.

Ratinho Júnior enumerou as medidas adotadas neste início de gestão, todas elas com o objetivo de combater desperdícios, excessos e privilégios: a redução do número de secretarias de Estado, de 28 para 15, o contingenciamento de 20% dos gastos com pessoal e despesas de custeio, a entrega do avião de uso exclusivo do chefe do Poder Executivo e o fim da aposentadoria de ex-governadores, “regalias que a sociedade não tolera mais e que deixam de existir a partir de nosso governo”.

Austeridade – “Também congelamos o salário do governador, do vice e dos secretários de Estado para que a austeridade se traduza em regra que está valendo para todos dentro do nosso governo”, acrescentou ele. O governador reiterou que a folha de pagamento do funcionalismo estadual será submetida a uma auditoria. “Se a sociedade não tolera mais os desperdícios e as regalias, o que é justo e necessário, essa sociedade que sustenta o Estado exige a transparência como regra nos atos públicos”, afirmou.

Ratinho Júnior disse que as medidas de austeridade adotadas pelo governo já garantiram uma economia anual de R$ 22 milhões apenas com a revisão de contratos da Copel e do Detran, além de outros R$ 4,5 milhões com a devolução do avião que era usado pelo governador.

Ele enfatizou que o plano de governo, que chamou de “Carta-Compromisso”, foi construído em parceria com a sociedade civil e teve a contribuição de lideranças comunitárias, dirigentes municipais e a “voluntária participação de especialistas dos mais variados segmentos”.

“O diálogo foi a base dessa construção. Os cidadãos foram ouvidos e tiveram a oportunidade de discorrer sobre a situação de municípios e regiões. A contribuição de vários setores da sociedade resultou nas propostas elencadas neste documento”, ele afirmou.

“Estes quatro anos serão de muito trabalho e cobrança permanente por resultados em todas as áreas”, disse Ratinho Júnior. “Chegou a hora de a máquina pública fazer muito mais e muito melhor para que o paranaense trabalhe feliz e se sinta orgulhoso, satisfeito com um Estado que lhe devolve, de maneira eficiente, o seu trabalho recolhido em forma de imposto”.

Parceria – O governador propôs que a execução do plano de governo seja “compartilhada com esta Casa, para que esta parceria, que espero estender também ao Judiciário, seja a matriz que dará sustentação ao projeto que tem como objetivo o desenvolvimento de ações que beneficiem o cidadão e sejam capazes de estimular novos empreendimentos”.  A seu ver, é hora “de o Paraná dar um salto. De romper de vez com os vícios do passado”, pois “chegou a hora de o Paraná avançar”.

O governador foi recebido pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), que lhe fez uma saudação no plenário da Casa.

Fonte: AN Notícias com ALEP-PR