Carregando...

Alerta!

logo Astrônomos descobrem planeta potencialmente habitável em sistema solar vizinho - Notícias - AN Notícias Astrônomos descobrem planeta potencialmente habitável em sistema solar vizinho - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 16 de Outubro de 2018

SAIBA MAIS

Dia Mundial da Alimentação - Dia da Ciência e da Tecnologia - Dia de São Geraldo Magela - Dia do Eletricista -
25/08/2016 12h59

Astrônomos descobrem planeta potencialmente habitável em sistema solar vizinhoBatizado de Proxima b, o planeta tem aproximadamente a mesma massa da Terra e fica localizado em uma zona onde a temperatura não é tão quente

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Por anos, astrônomos observaram a estrela Proxima Centauri na esperança de encontrar um planeta - ou um sistema deles - ao seu redor. A anã vermelha é vizinha do Sistema Solar e a descoberta de um planeta que a orbitasse representaria uma possibilidade de exploração com sondas espaciais robóticas.

Assim, a alegria foi grande quando, no início de agosto, surgiu o boato de que a Organização Europeia para a Pesquisa Astronômica no Hemisfério Austral (ESO, da sigla em inglês) havia descoberto um planeta, com aproximadamente a mesma massa da Terra, na zona habitável da estrela. E a história era verdadeira.

Confira um vídeo explicativo da Eso sobre a descoberta.

Nesta quarta-feira (24), a ESO confirmou que encontrou um exoplaneta - planeta localizado fora do Sistema Solar -, batizado de Proxima b, orbitando ao redor da Proxima Centauri. Localizada a cerca de 4,5 anos-luz da Terra, a estrela Proxima Centauri foi descoberta em 1915 e é uma das três integrantes do sistema Alpha Centauri, constelação visível principalmente do Hemisfério Sul.

Fonte: AN Notícias com Gazeta do Povo

Galeria de Imagens