Carregando...

Alerta!

logo Câmeras de observatório registram a passagem de meteoro por Campinas - Notícias - AN Notícias Câmeras de observatório registram a passagem de meteoro por Campinas - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 21 de Junho de 2018

SAIBA MAIS

Dia da Música -
03/09/2014 09h41

Câmeras de observatório registram a passagem de meteoro por CampinasCâmeras flagram passagem de meteoro em Campinas

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Um meteoro foi flagrado pelas câmeras do Observatório Municipal Jean Nicolini, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP). Ele foi registrado na noite de segunda-feira, às 19h10.

Segundo o astrônomo Júlio Lobo, o registro que aparece nas imagens do observatório é um bólido. "Eles são meteoros grandes, não são raros, mas o registro em vídeo é sim. Tivemos sorte, esse foi um dos grandes. Registramos já um grande no dia 23 de agosto e dez dias depois esse outro", afirma.

De acordo com o astrônomo, o flagrante foi feito pelas câmeras do observatório, que estão integradas à Rede Brasileira de Observação de Meteoros e são conectadas a softwares que conseguem distinguir aviões e outros objetos dos meteoros.

O bólido percorreu 113 km a uma velocidade média de 50 mil km/h e passou por várias cidades do interior paulista e de Minas Gerais.  O meteoro se desintegrou a 33 km de altitude, sem representar riscos para a população.

 

Fonte: G1

Galeria de Imagens