Carregando...

Alerta!

logo  Céu promete não ser problema para que curitibanos acompanhem eclipse mais longo do século - Notícias - AN Notícias Céu promete não ser problema para que curitibanos acompanhem eclipse mais longo do século - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 28 de Outubro de 2020

SAIBA MAIS

Dia do Funcionário Público - Dia de São Judas Tadeu -
26/07/2018 11h34

Céu promete não ser problema para que curitibanos acompanhem eclipse mais longo do séculoMesmo com nebulosidade, chance de observação do fenômeno é boa

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Os curitibanos já estão acostumados… A simples possibilidade de um fenômeno astronômico já é marcada pela desanimação de um céu completamente fechado e impossibilidade de observação. Mas, pelo menos ao que parece, não será o caso do eclipse lunar da próxima sexta-feira (27), já que a chance de observação é boa, segundo previsão do Instituto Meteorológico Simepar.

De acordo com o meteorologista Fernando Mendonça Mendes, a previsão para sexta não é de tempo totalmente encoberto. “Vamos sim ter alguma nebulosidade, mas de fato há uma boa chance de se acompanhar o eclipse. Como estamos falando de Curitiba, poderíamos ter uma situação mais negativa para quem vai esperar o fenômeno”, comentou.

A capital paranaense está, segundo o Observatório Nacional, na faixa de melhor visibilidade. O fenômeno está previsto para começar 14h15 e ter seu auge entre 16h30 e 18h13. Para ver a Lua ainda no eclipse total, é preciso que as pessoas busquem um local onde é possível ver o céu perto do horizonte a leste.

A pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional, explica que esse será o eclipse mais longo do século. “É tudo uma questão de geometria: nesse eclipse a Lua vai passar bem no centro da sombra da Terra e o eclipse total terá duração de 1h e 43minutos. Esse tempo pode ser inversamente bem pequeno como, por exemplo, o eclipse que aconteceu em abril de 2015, cuja fase total teve duração de 5 minutos”, disse.

O fim total do eclipse está marcado para acontecer 20h29.
Fonte: AN Notícias com Banda B

Galeria de Imagens