Carregando...

Alerta!

logo Misteriosas linhas no deserto são vistas do espaço - Notícias - AN Notícias Misteriosas linhas no deserto são vistas do espaço - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 17 de Janeiro de 2018

SAIBA MAIS

Dia do Tribunal de Contas Brasileiro - Dia de Santo Antão -
03/11/2015 09h06

Misteriosas linhas no deserto são vistas do espaçoOs montículos tinham originalmente alturas entre 1,80 m e três metros; eles formam quadrados e cruzes

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Vista do solo, a superfície deserta da região de Turgai, no norte do Cazaquistão, parece bastante sem graça. Mas imagens aéreas de satélites da Nasa (agência espacial americana) revelam gigantescas figuras geométricas – que lembram as famosas linhas de Nazca, no Peru, ou os geoglifos no norte do Chile– que só podem ser reconhecidos vistos de cima.

São quadrados, cruzes e outras formações que se estendem por um terreno que equivale a vários campos de futebol. Segundo pesquisadores, as marcas podem ter sido feitas há cerca de 8 mil anos.

No total – entre montículos, valetas e terraplenagens – há pelo menos 260 traços organizados em cinco formas básicas.

A maior das estruturas, localizada próximo a um antigo assentamento do período neolítico, é um quadrado formado por 101 montículos, cujas esquinas opostas são conectadas por uma cruz em diagonal.

A área combinada desta formação é superior à da grande pirâmide de Quéops, no Egito.
 

Estes desenhos incomuns foram descobertos em 2007 por Dmitryi Dey, economista e amante da arqueologia, com a ajuda do Google Earth.

Desde então, a origem e a função das formações continuam intrigando os pesquisadores.

"Nunca vi algo assim. (As estruturas) são extraordinárias", disse Compton J. Tucker, um dos cientistas da Nasa responsáveis pela divulgação das imagens.

Dey, no entanto, não acredita que os desenhos foram criados para serem vistos de cima.

 


Fonte: Terra

Galeria de Imagens