Carregando...

Alerta!

logo Nova explosão solar pode causar tempestade geomagnética na Terra - Notícias - AN Notícias Nova explosão solar pode causar tempestade geomagnética na Terra - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 19 de Outubro de 2018

SAIBA MAIS

Dia da Juventude Missionária - Aniversário de Piauí - Dia do Securitário - Nasceu Bento Gonçalves e Dia do Guarda Noturn -
10/01/2014 11h42

Nova explosão solar pode causar tempestade geomagnética na TerraUma grande erupção solar foi registrada nesta semana e as partículas eletromagnéticas estão chegando à Terra

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Foi no dia 13 de março de 1989 que uma tempestade solar paralisou completamente uma rede elétrica na província de Quebec, no Canadá. Seis milhões de pessoas ficaram no escuro por nove horas. A pane foi causada por partículas que partiram do Sol durante a tempestade e pararam na Terra, e que provocaram alterações no campo magnético do planeta.

 

Desta vez, as consequências não devem ser tão dramáticas, informou o Centro Alemão de Pesquisa de Geociências da Associação Helmholtz, situado em Potsdam. Na noite desta quinta-feira (09/01), acontenceu o ápice do bombardeio de partículas. Um pouco ante da chegada da tempestade solar, pesquisadores afirmaram que as variações no campo magnético estavam moderadas.

 

Inversão magnética
Mas não se escapa tão facilmente de uma erupção solar forte. "Se o campo magnético gerado pela tempestade solar corresponde ao campo magnético e as correntes da Terra, então ocorrem interações", explica Klaus Börger, do Centro de Operações Espaciais, que atua em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão e as Forças Armadas. As cargas podem seguir adiante e queimar transformadores elétricos em subestações, uma vez que as linhas de energia funcionam como antenas gigantes.
 

Erupções violentas do sol – as chamadas ejeções de massa coronal – acontecem sempre. Na sequência, uma nuvem de radiação cósmica viaja em direção à Terra e chega ao planeta em poucos dias. Quedas de energia como a que ocorreu em Quebec são raras, mas podem ocorrer problemas em sistemas de navegação por satélite ou em rádios.

 

Börger explica que uma tempestade solar lança uma grande quantidade de elétrons e prótons. As fortes tempestades eletromagnéticas podem provocar falhas no abastecimento de energia e afetar outros sistemas elétricos. Vôos também podem ser desviados para evitar esses eventos.

 

Sol funciona como uma usina nuclear
O sol tem 1,4 milhão de quilômetros de diâmetros. Em seu interior, as temperaturas alcançam milhões de graus Celsius. Esse calor é gerado pela fusão nuclear, na qual milhões de toneladas de hidrogênio se fundem em hélio. As explosões ocorrem quando a energia acumulada nos campos magnéticos é liberada de repente.

 

Fonte: Terra

Galeria de Imagens