Carregando...

Alerta!

logo Superlua deixou o céu mais bonito neste domingo (10) - Notícias - AN Notícias Superlua deixou o céu mais bonito neste domingo (10) - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 22 de Junho de 2018

SAIBA MAIS

Dia Mundial do Fusca - Dia do Orquidófilo - Dia do Aeroviário -
10/08/2014 11h42

Superlua deixou o céu mais bonito neste domingo (10)Fenômeno ocorre pelo menos uma vez ao ano, quando a Lua chega ao ponto de sua órbita mais perto da Terra

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Neste domingo (10) acontece um fenômeno natural chamado Superlua. É o momento em que a Lua Cheia aparece no céu maior e mais brilhante que o normal. De acordo com o físico astrônomo Dietmar William Foryta, o fenômeno ocorre aproximadamente uma vez por ano. “A Lua não faz o movimento perfeitamente circular em volta da terra”, explica. “Agora nós vamos ter a menor distância de todas associada à Lua Cheia”, finaliza.

Além de fazer com que a Lua pareça maior, o fenômeno também altera as marés. “O efeito de maré é algo mais intenso”, explica o físico astrônomo. Mesmo assim, ele garante que não é preciso se preocupar, pois as marés não devem subir significativamente a ponto de causar inundações. “Não vai ser nada horrendo”, diz Foryta.
 

Visível a olho nu?

A Superlua vai poder ser vista facilmente a olho nu em todos os cantos do planeta. Em Curitiba, porém, ainda não dá pra saber se será possível observar o fenômeno. “Depende muito da nebulosidade, que está bem variável”, afirma a meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Beatriz Porto. “Pode ser que o tempo fique nublado, depende do deslocamento do vento”, afirma.

Quem mora nas regiões Noroeste, Norte e Oeste do Paraná vai ter mais chances de conseguir observar o fenômeno, de acordo com o Simepar.

 

Fonte: AN Notícias com Gazeta do Povo

Galeria de Imagens