Carregando...

Alerta!

logo Tempestade solar já atinge a Terra e astronauta na ISS capta aurora boreal - Notícias - AN Notícias Tempestade solar já atinge a Terra e astronauta na ISS capta aurora boreal - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 15 de Dezembro de 2018

SAIBA MAIS

Dia do Esperanto - Dia de São Mesmim - Dia do Jardineiro - Dia do Amigo Secreto e Dia do Jornaleiro -
13/09/2014 07h33

Tempestade solar já atinge a Terra e astronauta na ISS capta aurora borealReid Wiseman, que está na Estação Espacial, postou foto no Twitter

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

O astronauta americano Reid Wiseman, que está na Estação Espacial Internacional, postou nesta sexta-feira (12) uma foto que mostra a aurora boreal sobre parte da Terra, fenômeno resultante de duas tempestades solares magneticamente carregadas que atingem o planeta desde esta quinta (11).

Em sua conta no Twitter (@astro_reid), Wiseman escreveu “As lindas auroras estão voltando. Um retorno bem-vindo de fato!”

A aurora boreal é resultado da energia liberada por campos magnéticos solares. Na Terra, essa energia interage com oxigênio e nitrogênio para produzir um show de luzes vermelhas, verdes e roxas.

Apesar da beleza das "luzes do norte", a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) emitiu alerta sobre a potência das ejeções de massa coronal (ou CMEs, na sigla em inglês), que podem causar interrupções em sinais de GPS, comunicações por rádio e transmissões de energia.

Individualmente, as tempestades não justificariam advertências especiais, mas o curto intervalo atípico e sua rota direta para o planeta levou o órgão a divulgar comunicado.

A aurora boreal pode ser vista principalmente em regiões da Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Rússia, parte da América do Norte e na Escócia.

Segundo a NOAA, a navegação aérea e as plataformas petrolíferas também podem ser afetadas nestas regiões devido ao fenômeno espacial.

Fonte: G1

Galeria de Imagens