Carregando...

Alerta!

logo Veja os vales profundos de Marte em cores de caleidoscópio - Notícias - AN Notícias Veja os vales profundos de Marte em cores de caleidoscópio - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 16 de Dezembro de 2018

SAIBA MAIS

Dia do Reservista - Dia de Santo Eusébio - Dia do Teatro Amador e ia Nacional de Bahrein -
19/11/2013 04h10

Veja os vales profundos de Marte em cores de caleidoscópioImagem revela diferenças no relevo do planeta vermelho através de cores que indicam lugares elevados ou profundos

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Não ajuste o seu monitor: Marte não recebeu uma pintura com todas as cores do arco-íris. Na verdade, esta imagem mostra o relevo do planeta através de cores, destacando os pontos altos e baixos da região Ismeniae Fossae.

Na imagem, as cores branco e vermelho mostram os terrenos mais altos, enquanto azul e roxo mostram as mais profundas. Ela foi feita pela Câmera Estéreo de Alta Resolução (HRSC) da sonda Mars Express, comandada pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Nela, você pode admirar o vale com 2 km de largura, esculpido por geleiras antigas e por fluxos ricos em gelo. Notou os diversos círculos quase perfeitos na imagem? A ESA explica o que eles são:

"Estas podem ser ou crateras de impacto secundário, formadas por detritos arremessados quando se formam outras crateras maiores; ou buracos criados pela sublimação do gelo subterrâneo [ele vira vapor d'água sem passar pelo estado líquido]."

Caso as cores da imagem acima sejam demais para você, abaixo segue a mesma foto em cores reais. Viu, Marte ainda é vermelho-ferrugem!

Fonte: MSN Brasil

Galeria de Imagens