Carregando...

Alerta!

logo Emenda propõe aumentar de 10 para 17 número de vereadores em Umuarama - Notícias - AN Notícias Emenda propõe aumentar de 10 para 17 número de vereadores em Umuarama - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 08 de Março de 2021

SAIBA MAIS

Dia da Internacional da Mulher - Dia de São João de Deus -
01/12/2016 10h56

Emenda propõe aumentar de 10 para 17 número de vereadores em UmuaramaUmuarama deve copiar a cidade de Apucarana nesse sentido

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A Câmara dos Vereadores de Umuarama deve votar na próxima semana a proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal Nº 01/2014, que prevê o aumento das cadeiras no legislativo de dez para 17, conforme a PEC 333/04, da Câmara dos Deputados.

Atualmente há dez vereadores, embora a lei orgânica do município diga que existam 19 vagas para tal. Já de acordo com a PEC, municípios com população entre 80 mil e 120 mil habitantes, devem ter 17 cadeiras para o legislativo.

O impasse com as vagas acontece desde 2014, quando o projeto foi apreciado em primeira votação. À época houve aprovação por 7 votos a 3. A segunda votação aconteceria em 2 de março de 2015, mas o vereador Fernando Galmassi pediu vistas ao projeto por 60 dias e o projeto seguiu engavetado.

Segundo a presidência da Câmara, a emenda não foi votada antes por ser "impopular". O departamento jurídico da casa analisa a obrigatoriedade e o parecer deve ser divulgado sexta (2).

O projeto que deve ser votado é assinado pelos vereadores Carneiro, Toninho Comparsi, Delei, Jones Vivi, Fernando Galmassi, Valdecir Pascoal Mulato, Marcelo Nelli e pelo ex-parlamentar Hemerson Yokota.

Caso o jurídico oriente pela votação, o posicionamento dos vereadores acontecerá na segunda-feira (5). “Nesse caso depende de cada vereador votar a favor ou contra”, explica o presidente, vereador Marcelo Nelli.

Há quatro anos a Câmara funciona com dez cadeiras. Agora, porém, a possibilidade de aumento é grande, já que muitos dos atuais vereadores não foram reeleitos para a próxima legislatura e seriam beneficiados com o aumento no número das vagas.

Também especula-se sobre a presidência da Casa, que poderia continuar nas mãos do vereador Nelli. O presidente, todavia, desconversa sobre a possibilidade. “Isso é um assunto para o ano que vem. Os vereadores vão votar independente de qualquer coisa”, salienta.

Esconde-esconde

A proposta de emenda à Lei Orgânica estava no gabinete da presidência da Casa. No entanto, num primeiro momento, os funcionários do local disseram que não tinham conhecimento do fato e que os papéis estavam com o departamento jurídico, que por sua vez disse que o material estava alocado na assessoria, que por fim orientou OBemdito a voltar para o gabinete da presidência.

Três horas depois, somente após a chegada do presidente Nelli, o projeto apareceu. Para os cidadãos ele será disponibilizado no site da Câmara após liberação para votação do departamento jurídico – o mesmo que não sabia informar onde estava o documento.

Fonte: AN Notícias com o Bemdito

Galeria de Imagens