Carregando...

Alerta!

logo Patentes impedem redução de preços de tratamento da aids, diz relatório - Notícias - AN Notícias Patentes impedem redução de preços de tratamento da aids, diz relatório - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 04 de Dezembro de 2020

SAIBA MAIS

21/07/2016 11h24

Patentes impedem redução de preços de tratamento da aids, diz relatórioA patente é o direito que fabricantes adquirem do estado de comercializarem um produto com exclusividade por um determinado período

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Relatório divulgado hoje (21) pela organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) mostra que patentes farmacêuticas impedem a redução de preços dos tratamentos modernos de HIV, sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico. Segundo o documento, o preço mais baixo da terapia de resgate é de US$ 1.859 por pessoa ao ano, 18 vezes o preço do tratamento de primeira linha e mais de seis vezes o valor mais barato do que o de segunda linha.
 
A terapia de resgate é destinada a pacientes com HIV que têm sintomas da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Aids), com infecções oportunistas, por exemplo. O tratamento de primeira linha é o primeiro indicado a quem recebe o diagnóstico de HIV positivo. Já o de segunda linha é para quem não se adaptou ao primeiro.
 
A 18ª edição do relatório do MSF sobre preços de medicamentos para HIV, Untangling the Web of Antiretroviral Price Reductions, foi lançado na Conferência Internacional de Aids, que está sendo realizada em Durban, África do Sul. O documento defende que acordos comerciais e a pressão da indústria farmacêutica para que a Índia, conhecida como “farmácia do mundo em desenvolvimento”, facilite a concessão de patentes, representam grande ameaça ao acesso a medicamentos.
Fonte: AN Notícias com EBC

Galeria de Imagens