Carregando...

Alerta!

logo Nasa e MIT conseguem levar Wi-Fi para a Lua  - Notícias - AN Notícias Nasa e MIT conseguem levar Wi-Fi para a Lua - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 27 de Novembro de 2020

SAIBA MAIS

Dia Nacional do Combate ao Câncer - Dia da Infância - Dia de São Máximo e Dia do Técnico de Segurança no Trabalho -
30/05/2014 09h53

Nasa e MIT conseguem levar Wi-Fi para a Lua Pesquisa levou banda larga para Lua em velocidade mais rápida do que a de uma conexão na Terra

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Muitas vezes parece difícil encontrar um lugar com um Wi-Fi disponível e com sinal de qualidade quando se está na rua. Dentro de casa, de um cômodo para o outro, já possível notar diferenças no sinal. Pois então imagine uma conexão a 384,4 mil km de distância. Parece impossível?  Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Agência Espacial Americana (NASA) conseguiram e levaram banda larga para a Lua.

Na pesquisa feita em parceria pelas duas instituições os cientistas conseguiram transmitir dados por Wi-Fi da Lua para a Terra a uma velocidade de 622 Mbps (bits por segundo) e da Terra para a Lua a 19.44Mbps.  Para efeito de comparação, uma pesquisa da empresa de internet americana Akamai mostra que os brasileiros se conectam a uma velocidade de 2,7 Mbps.

Se o sistema for implantado, em breve poderemos ver os astronautas da Nasa postando selfies diretamente do solo lunar. Com a velocidade dá até para assistir a um filme no Netflix. E tudo com uma velocidade bem superior a de uma conexão doméstica.

Para levar Wi-Fi para a lua os cientistas usam quatro telescópios no Novo México que enviam o sinal para um receptor em um satélite na órbita da Lua.

Os pesquisadores apresentarão suas descobertas em uma conferência de tecnologia na Califórnia no dia 9 de junho.

Fonte: MSN Brasil

Galeria de Imagens