Carregando...

Alerta!

logo Segunda quinzena de maio terá ar polar forte para o Brasil - Notícias - AN Notícias Segunda quinzena de maio terá ar polar forte para o Brasil - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Maio de 2018

SAIBA MAIS

Dia Internacional do Sapateado - Dia do Industrial - Dia do Trabalhador Rural - O Dia da Toalha - Saiba Mais aqui no AN - O Dia do Orgulho Nerd - Dia do Industrial - Dia do Trabalhador Rural - Dia Internacional do Sapateado e O Dia da Toalha -
15/05/2018 05h15

Segunda quinzena de maio terá ar polar forte para o BrasilCom o rompimento do bloqueio atmosférico, várias frentes frias avançam com força sobre a América do Sul

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
A frente fria que avançou sobre o Brasil no fim semana do Dia das Mães não trouxe muito chuva, mas sua massa polar impactou a América do Sul com moderada a forte intensidade. Foi a primeira massa polar que conseguiu dar um "ar outonal" e esfriar a Argentina, o Paraguai, o Uruguai, a Bolívia e o Brasil.

No Brasil, a menor temperatura registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia dentro desta massa de ar polar foi 2,4°C em Caçador, no planalto de Santa Catarina, no dia 13 de maio. Também merece destaque a temperatura abaixo dos 10°C que em Mato Grosso do Sul, com 9,6°C em Rio Brilhante e 9,8°C em Amambai.

Publicidade

As capitais Porto Alegre, Florianópolis, Campo Grande, Cuiabá e Rio Branco registraram recordes de menor temperatura máxima ou mínima de 2018 durante a passagem desta massa de ar polar.

Bloqueio atmosférico rompido

A efeito mais importante da frente fria do fim de semana do Dia das Mães foi começar a romper a bloqueio atmosférico da forte massa de ar quente e seco que predominou sobre o Brasil na segunda quinzena do mês de abril.

A primeira quinzena de maio foi marcada por tempo seco e calor no centro-sul do Brasil. A segunda quinzena do mês terá várias frentes frias que vão influenciar não apenas a Região Sul, mas também o Sudeste, o Centro-Oeste e até o Norte do Brasil. Estas frentes frias vão trazer chuva e mais ar polar para baixar a temperatura deste maio quente, até agora.

Os mapas mostram de forma esquemática como o ar polar deve avançar sobre o Brasil nos próximos dias, comparado com o que ocorreu no fim de semana de 12 e 13 de maio.


Fonte: AN Notícias com Terra