Carregando...

Alerta!

logo Cidade de Ivaiporã está no escuro por falta de iluminação pública - Notícias - AN Notícias Cidade de Ivaiporã está no escuro por falta de iluminação pública - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

08/07/2013 07h44

Cidade de Ivaiporã está no escuro por falta de iluminação públicaIvaiporã sofre com falta de iluminação pública

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Quem passa pelo cruzamento da Avenida São Paulo com a Rua Apucarana, na entrada do acesso secundário de Ivaiporã, fica assustado com a escuridão. Em pelo menos 5 postes, apesar de ter hastes, não há lâmpada funcionando. Também não é difícil encontrar por ruas do centro ou dos bairros postes de iluminação pública totalmente às escuras. Um levantamento realizado pelo Departamento Municipal de Engenharia mostra que em apenas 5 avenidas da área central de Ivaiporã foram encontradas por funcionários da Prefeitura Municipal 101 lâmpadas apagadas (veja tabela).

Mas a situação não fica restrita apenas à área central. Nos bairros a situação é semelhante. Para se ter uma ideia, na Vila João XXIII, próxima ao Colégio Estadual Antônio Diniz Pereira, a situação é negra. Várias são as ruas que não contam com nenhuma lâmpada. A Rua Tiradentes, que passa ao lado da Escola Municipal Ignês Caetano, é totalmente desprovida de iluminação. 

O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, disse ao Paraná Centro que a responsabilidade pela manutenção da rede de iluminação pública é da Copel. “A Prefeitura de Ivaiporã está rigorosamente em dia com as taxas de iluminação pública, que, no último mês, somou R$ 74 mil – o que compreende ao pagamento da energia gasta pelos postes com a iluminação e os serviços de manutenção”, esclareceu o prefeito.

Ele afirmou que a Copel tem 48 horas para atender qualquer solicitação de troca de lâmpadas nos postes de iluminação pública, mas não vem sendo cumprido. “Na semana passada, cobramos a gerência para que fizesse um mutirão e melhorasse a questão da iluminação pública, mas não tivemos o efeito que pretendíamos”, disse Carlos Gil.

Esta semana, a Prefeitura Municipal pretende inclusive notificar formalmente a Copel e, se for necessário, suspender o pagamento, até que o problema seja resolvido. “Estamos chateados, porque a empresa não está agindo de acordo. O cidadão paga a iluminação pública, que vem na conta de luz, e o município repassa o dinheiro. Mas a Copel não vem fazendo a própria parte”, insistiu o prefeito. 

Carlos Gil sugere a população que tem ponto sem luz próximo a residência que ligue para a Copel – via 0800 51 00 116 –, informe o número identificador da conta de energia elétrica e faça a solicitação.

A partir de 2014, por determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a responsabilidade pela manutenção da rede de iluminação pública passará para o município.

Ampliação da rede
O prefeito Carlos Gil contou que, nos próximos dias, a Prefeitura Municipal deve anunciar um grande pacote de obras e entre elas está a ampliação da rede de iluminação pública. O município também deve fazer o rebaixamento da iluminação em algumas avenidas da cidade para que sejam mais eficientes, e a melhoria em bairros e avenidas. O investimento deve ficar na ordem de R$ 1,200 milhão. “Vamos investir em iluminação, que significa conforto e segurança para a população”, disse Carlos Gil.

O Paraná Centro entrou em contato com o escritório regional da Copel e foi informado é que o gerente local, Marcelo Elvis da Silva, estava em reunião em Apucarana.

Copel diz que número de lâmpadas queimadas é menor

O gerente da unidade da Copel de Ivaiporã, Marcelo Elvis da Silva, foi ouvido pelo Paraná Centro e disse que, desde a semana passada, a concessionária de energia elétrica vem fazendo um trabalho intensivo de troca das lâmpadas queimadas. Ele contestou os números divulgados pela Prefeitura de Ivaiporã e disse que existem problemas, mas não nos números apresentados pelo município. Ele lembrou que qualquer consumidor pode entrar em contato com a empresa, através do 0800 51 00 116, e, portando o número identificador da conta de telefone, solicitar a troca da lâmpada queimada próximo a residência. A substituição é feita em até 72 horas e, atualmente, são substituídas cerca de 150 lâmpadas mensalmente. Além disso, ele afirmou que a concessionária faz uma vistoria a cada 30 dias na área urbana da cidade e verifica os pontos onde as lâmpadas estão faltando para posterior troca.

Marcelo Silva também fez uma ressalva que alguns dos locais onde existem lâmpadas queimadas ficam em frente a estabelecimentos comerciais e, por esse motivo, muitos dos proprietários acabam não entrando em contato com a Copel para a substituição da lâmpada por não saber do problema.

O gerente lembrou que, por motivos de segurança, a substituição não é feita a noite e nem em dias de chuva. “Também tivemos duas semanas praticamente com chuvas constantes, o que é um fator que reduz a vida útil das lâmpadas”, explicou o gerente.
Fonte: AN Notícias com Paraná Centro