Carregando...

Alerta!

logo Dengue deixa cidades da região do Vale do Ivaí em alerta - Notícias - AN Notícias Dengue deixa cidades da região do Vale do Ivaí em alerta - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

10/03/2015 01h26

Dengue deixa cidades da região do Vale do Ivaí em alertaServidores de Jardim Alegre trabalham no arrastão da dengue

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Algumas cidades da região central estão em alerta com o número de casos confirmados de dengue. Até o momento, o maior número de casos confirmados estão localizados em Cruzmaltina, Borrazópolis e Jardim Alegre.

Em Borrazópolis, o secretário municipal de Saúde, Nilo Aurélio de Souza Ramos, confirmou a existência de 19 casos positivos e 34 notificações. Ele disse que, a partir de cada caso confirmado, o Departamento de Saúde realiza o chamado bloqueio epidemiológico, em que os quarteirões no entorno da casa da pessoa infectada é pulverizado com veneno próprio para matar o mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença. Além disso, há cerca de 2 semanas, a Prefeitura intensificou o arrastão nas residências do município. Foram recolhidos dois caminhões de materiais recicláveis, como pneus, plásticos, latas e tampas.

Ramos disse que a maior preocupação centra-se nos terrenos abandonados em que os proprietários não fazem o corte devido do matagal. “Estamos notificando as pessoas para que tomem providências, porque os terrenos baldios podem ser locais de proliferação do mosquito”, alertou o diretor.

O Departamento de Saúde pode inclusive acionar o Ministério Público em caso de descumprimento da recomendação. Nilo Ramos explicou que a Prefeitura usa os meios possíveis para conscientizar a população com campanhas nas rádios e utilização de carro de som nas ruas.

“Pedimos encarecidamente que as pessoas nos ajudem no combate à dengue, observando os quintais e não deixando a água limpa e parada”, reforçou.

Arrastão em Jardim Alegre
O Departamento Municipal de Saúde de Jardim Alegre promoveu, na semana passada, um arrastão na área urbana do município e recolhidos materiais que poderiam acumular água e facilitar a procriação do mosquito transmissor da doença. No total, foram recolhidos 16 caminhões lotados com entulhos, como latas, pneus, plásticos e embalagens diversas. A diretora municipal de Saúde de Jardim Alegre, Alizete Bana, considerou o resultado do arrastão muito positivo e acredita que a maior parte dos locais onde o Aedes aegypti poderia se procriar foi eliminado no município de Jardim Alegre.

Ela disse que o número de casos positivos totaliza 7 pessoas e 18 são suspeitas de terem contraído a dengue. “Continuamos solicitando à população que fique alerta e evite deixar água parada nos quintais para que o mosquito não possa se proliferar”, insistiu.

A diretora agradeceu o apoio das agentes de combate as endemias, agentes comunitários de saúde, trabalhadores braçais da Prefeitura, motoristas e a prefeita Neuza Pessuti pelo apoio ao arrastão.

Cruzmaltina também promove arrastão
O município de Cruzmaltina também promoveu um arrastão de limpeza dos quintais. A ação envolveu praticamente todos os setores da administração e contou com o apoio da Patrulha Ambiental. Até a terça-feira, dia 3 de março, foram confirmados no município 17 casos positivos de dengue.