Carregando...

Alerta!

logo Empresa de Curitiba pode ser a escolhida para gerenciar lixos no Vale do Ivaí - Notícias - AN Notícias Empresa de Curitiba pode ser a escolhida para gerenciar lixos no Vale do Ivaí - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
31/05/2014 10h34

Empresa de Curitiba pode ser a escolhida para gerenciar lixos no Vale do IvaíDurante encontro da AMUVI em Kaloré, prefeitos decidiram optar por uma empresa privada para gerenciar do lixo

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Os prefeitos da AMUVI- Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, se reuniram a sexta-feira, 31 de maio de 2014, na cidade de Kaloré. Alguns assuntos importantes foram debatidos, mas o principal era a questão da Gestão dos Resíduos Sólidos, algo que os prefeitos precisam definir até o início de agosto, ou ficam sujeitos a ações do Ministério Público que deverá fiscalizar a implantação obrigatória com base em uma lei federal. Como cada cidade criar um sistema próprio é inviável, a solução é realizar um consórcio envolvendo vários municípios.

Na reunião de Kaloré, os administradores tinham duas opções: aceitar a proposta da Diretoria Senepar, que apresentou um projeto que prevê a criação de dois consórcios (Apucarana e Ivaiporã), mas com um custo de 120 reais a tonelada; ou aderir ao sistema de uma empresa particular, a “Transresíduos”, que já administra outros consórcios na região de Curitiba com custo de 90 reais a tonelada. “Nós já tínhamos apresentado nosso projeto em Ivaiporã, envolvendo o Vale do Ivaí e Região Central, o que muda hoje, é que a pedido do Prefeito Carlos Gil, estamos com outro projeto envolvendo 25 cidades, mas todas do Vale do Ivaí”, disse a Rádio Nova Era o engenheiro ambiental Luiz Antonio Bertussi, representante da Transresíduos.

Ao final os prefeitos optaram pela empresa privada e cada um terá que formalizar um pré-contrato. Os investimentos iniciais são de 10 milhões.
Fonte: AN Notícias com Nova Era AM