Carregando...

Alerta!

logo MST fecha entroncamento em protesto pela agricultura familiar em Mauá da Serra - Notícias - AN Notícias MST fecha entroncamento em protesto pela agricultura familiar em Mauá da Serra - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 23 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia de São Jorge - Dia do Choro (estilo musical) -
12/08/2014 10h31

MST fecha entroncamento em protesto pela agricultura familiar em Mauá da SerraCerca de 1,2 mil integrantes do (MST) fecharam a entrada de Mauá da Serra

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Cerca de 1,2 mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e de outras organizações campesinas e urbanas fecham, desde às 9h desta terça-feira (12), o entroncamento da BR-376 com a PR-445, em Mauá da Serra. O objetivo é protestar pela aceleração da reforma agrária e pela ampliação do apoio à agricultura familiar.

O membro da coordenação estadual do MST, José Damasceno, explicou que a manifestação ocorre simultaneamente em oito rodovias do Paraná. "Nós escolhemos pontos estratégicos em que passa o eixo econômico de integração. O objetivo é sempre a reforma agrária e também mais créditos para a agricultura familiar", contou.

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Segundo o MST, no Brasil, essa forma de produção é responsável por 70% dos alimentos consumidos pela população, por isso o movimento destaca a necessidade de avanços nos setores de crédito, agroindustrialização, assistência técnica, matriz energética e educação.

Os trabalhadores também cobram o fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) de 2014, nos últimos três anos, o PAA adquiriu produtos de 14,7 mil agricultores paranaenses, com alimentos distribuídos, a cada ano, a quase 3,5 mil entidades do Estado.

Fonte: AN Notícias