Carregando...

Alerta!

logo Polêmica na cidade de Borrazópolis na prefeitura por causa de calendário religioso - Notícias - AN Notícias Polêmica na cidade de Borrazópolis na prefeitura por causa de calendário religioso - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
27/12/2017 10h19

Polêmica na cidade de Borrazópolis na prefeitura por causa de calendário religiosoApós polêmica prefeito Adilson Luchetti decidiu retirar imagens de Santos impressas nos calendários

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
O Vereador João Cândido Ferreira, o "João da Dita", do PP, de Borrazópolis, membro da Igreja Assembleia de Deus, enviou uma nota para o Blog do Berimbau e a Rádio Nova Era  e também um ofício a prefeitura, agradecendo o prefeito Adilson Luchetti, o "Didi", por ter atendido o seu pedido e retirado do calendário, que a prefeitura distribuiu aos moradores evangélicos, as imagens de "Santos", o que segundo ele, desagradava a comunidade evangélica, da qual o mesmo faz parte.

"Dirijo-me a vossa excelência para externar meus agradecimentos pelo atendimento da proposição de minha autoria que sugeriu a retirada de imagens que identificavam crença ou religião e que constavam nas folhinhas. Tal atitude denotou respeito e sensibilidade a comunidade religiosas que tem doutrinas que não cultuam imagens. Por isso, cabe reconhecer e manifestar meu contentamento e agradecimento", diz nota assinada pelo vereador João da Dita. 

O Prefeito "Didi", também falou a nossa reportagem (Blog do Berimbau) e afirmou que para evitar polêmicas, foi feito um levantamento apontando cerca de 400 casas de evangélicos e  2.000 de católicos. "Fizemos 700 calendários sem as imagens e o restante, como sempre ocorreu,  foi produzido com a foto do Cristo Redentor. Espero, com isso, o fim das polêmicas entorno deste tema", disse o prefeito. Afirmou ainda que o próprio vereador se encarregou de entregar os calendários diferenciados os membros das Igrejas evangélicas.  Nas redes sociais, vários católicos criticaram o vereador, dizendo que a prefeitura apenas destacava os pontos turísticos e que a comunidade católica não cultua e nem adora as imagens, apenas venera estes personagens Santos que estão como modelos na Bíblia Sagrada e eram pessoas próximas  ao Cristo, o Rei da humanidade.  

INÍCIO DA POLÊMICA - Em outubro, de 2017, o vereador fez uma indicação, de número 039/2017, solicitando ao prefeito Adilson Luchetti, que em materiais gráficos da prefeitura, como calendários, carnês de IPTU e outros, não constem referências a imagens de Santos, ou fundamentos da legalidade religiosa de qualquer que seja a crença.


O documento dizia "O vereador que a esta subscreve, nos termos regimentais vigentes, indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal, o que segue, conforme o Art. 19º, inciso I,II,II, da Constituição Federal, que visa à liberdade religiosa; o Órgão Público não deve praticar atos que venham ferir os princípios, fundamentos da legalidade religiosa de qualquer que seja a crença de uma religião, tratando assim todos os cidadãos iguais, conforme o Art. 5º Caput. Da constituição Federal.

Por essa razão. pede-se que não seja confeccionados Calendários, Carnês de IPTU e outros, com qualquer divulgação, ou imagem que venha indicar ou identificar a crença de uma religião, pois, Estado laico é Estado neutro", diz a indicação. . "João da Dita", justificou o pedido com o seguinte argumento: "Hoje no nosso município há diversidades de prática religiosa, e por esta razão, muitos cidadãos sentem-se constrangidos e insatisfeitos com a divulgação impressa que prioriza uma crença e ícones religiosos. Sabe-se do relevante papel que as religiões desenvolvem, objetivando a melhoria de qualidade de vida do ser humano.

O Brasil é um país essencialmente cristão, mas a constituição Federal não tem credo algum, assistindo a todos brasileiros de forma igual, seja a maioria ou a minoria", salientou.
Fonte: AN Notícias com Blog Berimbau