Carregando...

Alerta!

logo População se retira da Câmara após aprovação da volta das diárias no Vale do Ivaí - Notícias - AN Notícias População se retira da Câmara após aprovação da volta das diárias no Vale do Ivaí - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
21/02/2017 11h15

População se retira da Câmara após aprovação da volta das diárias no Vale do IvaíApós a aprovação da Lei das diárias boa parte dos presentes se retiraram do plenário, mostrando a indignação com a aprovação

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
 Na sessão de ontem (20), a população lotou a Câmara de vereadores de Barbosa Ferraz, pois na pauta do dia constava a segunda votação do Projeto de Resolução que volta a ser pago diárias fixas aos vereadores, que quando viajam solicitam para custear as despesas.

O problema que vejo quando é diárias é que por exemplo: o vereador solicita 2 ou 3 diárias para ir a Curitiba, como o vereador Dito destacou é possível ir sem gastar nada ou gasta se o mínimo como por exemplo R$300,00, o que sobra fica para o vereador sem necessidade de comprovação pois na lei que foi aprovada o vereador deve apresentar relatório elaborado pela casa e não há necessidade de notas e quando o Ministério público solicita que comprove onde gastou o dinheiro só o relatório não tem valor legal, por isso vários vereadores tiveram problema com a justiça na legislatura anterior.

Na lei que foi revogada adiantamento e ressarcimento há se a necessidade de comprovar através de notas tudo o que se gastou, se sobrar o vereador devolve se faltar é reembolsado.

Um dos argumentos utilizados pelos que aprovaram é que não tem limite de gastos, concordo, porém nenhum vereador vai sair de Barbosa e se hospedar em um hotel 5 estrelas, almoçar no melhor restaurante. Deve se ter coerência e além do mais seria feito um orçamento antes pela casa para se prever o que seria usado na viagem.

Mas os vereadores votaram para que fosse aprovado a volta das diárias, com discurso que usaram apenas quando necessário e fiscalizando a forma que o colega estiver utilizando-se do beneficio. Eu irei cumprir o meu papel de informar a população solicitando ao Presidente da casa relatório de gastos com as diárias e divulgar doa a quem doer e como disseram cada vereador responderá pelos seus atos.

Diante de tudo o que ouvi não sei se a decisão dos vereadores votar a favor das diárias foi pensando no povo, em economizar e devolver as sobras ao executivo, ou se foi ficar com as sobras das diárias. Só teremos essa resposta acompanhando a trajetória de cada um, e esse é um dever da imprensa e de toda a população de fiscalizar o dinheiro público e se não estiver satisfeito denunciar ao ministério público.

Após a discussão do projeto ficou da seguinte forma, só esclarecendo que mesmo o Presidente propondo o projeto ele só vota em caso de empate, mas manifesta sua opinião que foi a favor das diárias:

A favor das diárias, e contra a opinião do povo votaram:

José Augusto
Silvia da Fármacia
Faustino
Dameto
Roxinho

A favor da opinião pública e contra as diárias:

 Celso  Preisner
Marcos Santos
Dito Mecânico
Fonte: AN Notícias com Blog do Adrialdo