Carregando...

Alerta!

logo Samu deve funcionar até final do ano na região de Ivaiporã - Notícias - AN Notícias Samu deve funcionar até final do ano na região de Ivaiporã - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

09/08/2013 02h21

Samu deve funcionar até final do ano na região de IvaiporãOs municípios que compõem a 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã fecharam acordo do SAMU

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Os municípios que compõem a 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã fecharam acordo e, até o final do ano, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) deve estar em funcionamento. A reunião que definiu a instalação do Samu na região aconteceu, na quarta-feira, dia 31 de julho, no auditório do Sesc/Senac de Ivaiporã, e contou com a presença dos prefeitos de Lidianópolis, Celso Antônio Barbosa, e de Santa Maria do Oeste, Cláudio Leal, além dos diretores municipais de Saúde dos 16 municípios ligados a 22ª Regional.

A reunião foi coordenada pelo diretor municipal de Saúde de Nova Tebas, Clodoaldo Santos, que é presidente do Cresems (Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde), e contou ainda com participação do diretor da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Elcio Watanabe, que relatou a experiência do Samu regional em Apucarana. Aliás, Apucarana também será a central reguladora do Samu da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã. 

A chefe da 22ª Regional de Saúde, Cristiane Papin Ferreira, e o representante da Secretaria de Estado da Saúde, Paulo Almeida, acompanharam o encontro. 

Clodoaldo Santos iniciou a apresentação da proposta de implantação do Samu informando a configuração do desenho de atendimento do Samu na região de Ivaiporã que precisou ser alterado e retornado a proposta original da Secretaria de Estado da Saúde. Com isso, as ambulância de suporte básico ficarão sediadas no município de Ivaiporã, que atenderá os municípios de Arapuã, Ariranha do Ivaí, Jardim Alegre e Lidianópolis; São João do Ivaí, que atenderá Godoy Moreira e Lunardelli; e Manoel Ribas, que atenderá a Cândido de Abreu e Nova Tebas. Já a unidade de suporte avançado ficará em Ivaiporã, mas atenderá todos os municípios da 22ª Regional de Saúde.

As cidades de Cruzmaltina, Rio Branco do Ivaí e Rosário do Ivaí, que pertencem a 22ª Regional de Ivaiporã, serão atendidas pela ambulância de Faxinal, que pertence a 16ª Regional de Apucarana, cujos recursos serão repassados ao Consórcio de Ivaiporã. Mato Rico e Santa Maria do Oeste, que também são vinculados a 22ª Regional de Ivaiporã, serão atendidos pelo Samu da região de Guarapuava. 

Assim que o Samu foi habilitado, ou seja, tenha início das atividades, Cândido de Abreu também deve receber uma unidade de suporte básico para cobrir o município.
Fonte: AN Notícias com Jornal Paraná Centro