Carregando...

Alerta!

logo Sanepar pode assumir cobrança da taxa do lixo na região  - Notícias - AN Notícias Sanepar pode assumir cobrança da taxa do lixo na região - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 23 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia de São Jorge - Dia do Choro (estilo musical) -
29/05/2017 11h56

Sanepar pode assumir cobrança da taxa do lixo na região A meta dos prefeitos é reduzir a inadimplência. Atualmente só quatro cidades utilizam o serviço

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Reunidos ontem em Rosário do Ivaí, prefeitos da região admitiram interesse em aderir ao serviço de cobrança da taxa de lixo por meio da conta de água da Sanepar. Atualmente, só Apucarana, Ivaiporã, Marilândia do Sul e São João do Ivaí têm convênio firmado com a empresa estatal.

O maior problema para as prefeituras que cobram a coleta do lixo no carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma inadimplência na faixa de até 40%. A Sanepar assegura que com a parceria, as prefeituras podem triplicar ou até quadriplicar a arrecadação para custear a coleta de lixo.

No caso de Apucarana, o prefeito e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto, diz que o convênio garante muitos avanços para os municípios. Em Rosário, ele relatou aos colegas prefeitos que Apucarana arrecadou em 2016 – com a taxa do lixo -, R$ 5,9 milhões e teve um gasto de R$ 6,3 milhões.

Segundo ele, no caso de Apucarana, existem outros custos como a gestão do aterro sanitário, serviço que também está à cargo da Sanepar.  E ainda a coleta do lixo reciclável.

Na reunião da Amuvi, Luiz Pedroso, assessor técnico da Sanepar, apresentou um estudo detalhado e todos os passos para firmar o convênio com a Sanepar. Entre as vantagens para as prefeituras, Pedroso citou o reduzido percentual de inadimplência; fluxo de caixa contínuo; possibilidade de o cliente parcelar o serviço em 12 vezes; atualização cadastral mensal; e o recebimento pela prefeitura dos valores arrecadados até o décimo dia útil do mês subsequente ao pagamento pelos contribuintes.

Pedroso entregou a todos os prefeitos uma pasta específica de cada município, com os números e as providências necessárias para firmar o convênio. Também participaram o gerente regional de Londrina da Sanepar, Sérgio Bals, e o gerente da região de Apucarana, Luiz Jacovassi. O presidente da Amuvi, Beto Preto, propôs a realização de uma reunião técnica com representantes dos municípios e da Sanepar, na sede da associação, num prazo de 15 dias, para tratar do assunto.

Participaram da reunião em Rosário do IVaí, prefeitos de 15 municípios . Outros três municípios foram representados pelos seus vices-prefeitos. Também estiveram presentes o ex-governador Orlando Pessuti, o deputado federal Ênio Verri, e os deputados estaduais Stephanes Junior e Wilmar Reinchbach, além de autoridades eclesiásticas e militares.

Comandante do 10 BPM diz que segurança foi reforçada

Durante a reunião de ontem, o prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Shiguemi Kuroda fez um relato emocionado do clima de medo da população em função dos assaltos e explosões de caixas eletrônicos. Ele providenciou inclusive um vídeo com o relato da imprensa do Paraná em relação à ação das quadrilhas em Rosário, Borrazópolis, Rio Branco e Faxinal.

Presente na reunião, o coronel Francisco Cardoso, comandante do 10 Batalhão da Polícia Militar, sediado em Apucarana, relatou que dois tipos de quadrilhas estavam agindo na região. “Uma era especializada em explodir caixas eletrônicos com dinamite; outra agia muito bem armada, ao estilo do novo cangaço, com armas de grosso calibre e fazendo reféns na fuga”, explicou.

Segundo o coronel, alguns bandidos já foram presos e outros morreram em confronto com a Polícia Militar. “Nosso serviço de inteligência conseguiu avançar bastante, identificando alguns elementos”, revelou Cardoso.

Porém, ele admitiu que somente após receber fuzis e sub-metralhadoras de grosso calibre, foi possível enfrentar as quadrilhas. “Os bandidos tinham fuzis com alcance de até 800 metros, enquanto a polícia atuava com carabinas, podendo alcançar apenas 50 metros”, assinalou.

“Hoje a PM está bem equipada e com seu serviço de inteligência vem monitorando suspeitos e agindo de maneira rápida”, concluiu, admitindo que “não dá para garantir que os assaltos vão acabar, mas estamos evoluindo de forma contínua”.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana