Carregando...

Alerta!

logo Apucarana recebe anteprojeto da Praça do Japão - Notícias - AN Notícias Apucarana recebe anteprojeto da Praça do Japão - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 30 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da Independência dos Povos Baixos - Dia Nacional da Mulher - Dia da OEA e Dia do Ferroviário -
04/05/2016 04h26

Apucarana recebe anteprojeto da Praça do JapãoEspaço terá pórticos de entrada, ponte estilizada, academia e área de eventos ao ar livre, estacionamento, trilhas e arborização com cerejeiras

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Membros da colônia japonesa apresentaram nesta quarta-feira (04/05) o anteprojeto da Praça do Japão, que deverá ser construída no Parque Jaboti em comemoração aos 80 anos da imigração japonesa em Apucarana.

Espaço terá toris (pórticos de entrada), ponte estilizada, academia e área de eventos ao ar livre, estacionamento,  trilhas e arborização com cerejeiras. Obra deverá ser lançada durante a Festa da Cerejeira, com exposição do projeto arquitetônico e inauguração de um monumento alusivo à imigração.

O encontro aconteceu no gabinete municipal e o projeto foi recebido pelo vice-prefeito, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), e pelo secretário municipal de Obras, Herivelto Moreno. Representando a Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), estiveram presentes o presidente Paulo Yoshii, o presidente do Conselho Deliberativo, Kiniti Ishida, e os diretores Célia Yoskii e Satio Kaiyukawa, além do engenheiro civil Eduardo Nakaguishi.

De acordo com Junior da Femac, a equipe da prefeitura irá agora elaborar o projeto definitivo da praça. “O Idepplan e a Secretaria de Obras vão fazer o projeto arquitetônico assim como os orçamentos para que o prefeito Beto Preto possa autorizar a licitação”, afirma Junior da Femac, observando é que a intenção é também deixar em exposição o projeto durante a Festa da Cerejeira, que vai ocorrer neste ano entre os dias 16 e 19 de junho.

O prefeito de Apucarana lembra que os pioneiros japoneses vieram para Apucarana em 1936, quando a Companhia Norte Paranaense iniciou a venda de lotes urbanos e rurais. “O memorial que será instalado já na Festa da Cerejeira vai homenagear exatamente os pioneiros, com um monumento onde serão colocados os nomes das primeiras famílias de japoneses que vieram para Apucarana”, ressalta Junior da Femac.

Todos os elementos que vão compor a Praça do Japão serão estilizados, desde a ponte, passando pela academia ao ar livre até os pórticos de entrada. “Serão instalados 5 toris, que no Japão são pórticos que precedem a entrada dos templos. Pretendemos, assim, criar uma área sagrada onde haverá diversos caminhos em pedra seixos, contornados por jardins, gramados e cerejeiras”, descreve Paulo Yoshii, presidente da Acea.
 
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana