Carregando...

Alerta!

logo Autarquia de Saúde publica edital para Residência Multiprofissional e Médica em Apucarana - Notícias - AN Notícias Autarquia de Saúde publica edital para Residência Multiprofissional e Médica em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 27 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Sacerdote - Dia do Engraxate - Dia da Aviação de Caça e Dia da Empregada Doméstica -
05/10/2018 03h43

Autarquia de Saúde publica edital para Residência Multiprofissional e Médica em ApucaranaPeríodo de inscrição é de 19 de outubro a 12 de novembro e prova está prevista para 2 de dezembro

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana acaba de publicar os editais da seleção pública para Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Residência Profissional em Enfermagem Obstétrica, com ênfase em Rede Cegonha; e Residência Médica em Dermatologia e Medicina da Família e Comunidade. Os interessados devem ficar atentos ao período de inscrição que vai de 19 de outubro a 12 de novembro, pelo site www.apucarana.pr.gov.br/residencias.

Uma grande conquista na área da saúde, já que os residentes realizam as aulas práticas atuando a rede pública de saúde do município, os programas de residência multiprofissional e médica estão no quarto ano. As provas do teste seletivo, com total de 32 vagas, estão programadas para o dia 2 de dezembro.

Conforme os editais disponíveis para consulta no portal da Prefeitura de Apucarana (http://apucarana.pr.gov.br/residencias/editais.php), o curso de Residência Médica tem características de pós-graduação, Lato sensu, sob forma de treinamento em serviço, destinado a brasileiros formados ou formandos em curso de Graduação em Medicina, e profissionais com diploma estrangeiro revalidado no Brasil. São duas vagas para a especialidade de Dermatologia e três vagas para a de Medicina da Família e Comunidade.

Quanto ao Curso de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, este é destinado a educadores físicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos e psicólogos, sendo três vagas para cada categoria profissional. A Residência Multiprofissional em Saúde Mental é destinada a enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, com duas vagas para cada categoria profissional. Já o Curso de Residência Profissional em Enfermagem Obstétrica, com ênfase em Rede Cegonha, é destinado a enfermeiros, com três vagas.

A taxa de inscrição para as residências multiprofissional e profissional é no valor de R$ 150 e para residência médica de R$ 200.

Programas entram no 4º ano

O credenciamento dos programas de residência médica e multiprofissional pela Autarquia Municipal de Saúde, junto ao governo federal, foi oficializado em 2016. Ainda naquele ano, 27 profissionais na Residência Multiprofissional e um na Médica iniciaram a pós-graduação de dois anos, com carga horária de 60 horas semanais, sendo 48 horas de trabalho de campo e 12 horas de estudos. Em 2017, outros 27 residentes se somaram a primeira turma e, ao longo do último ano, representaram um importante reforço à equipe profissional da saúde do município.

Neste ano (2018), ao mesmo tempo em que formou a primeira turma os programas de residência multiprofissional iniciou a terceira turma e o de residência médica a segunda turma. O edital do teste seletivo lançado nesta semana dá o primeiro passo para o programa entrar no 4º ano, em 2019. Apucarana é um dos poucos municípios que disponibiliza residência multiprofissional e médica no Paraná, o que tornou o município um polo de formação de profissionais da área da saúde.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana