Carregando...

Alerta!

logo Depois dos desgastes Câmara de Apucarana vai aprovar 15 cadeiras na sexta-feira (18) - Notícias - AN Notícias Depois dos desgastes Câmara de Apucarana vai aprovar 15 cadeiras na sexta-feira (18) - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 29 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Morte de Alfred Hitchcock - Dia Mundial das Associações Cristãs Femininas -
17/09/2015 01h05

Depois dos desgastes Câmara de Apucarana vai aprovar 15 cadeiras na sexta-feira (18)Vereadores voltaram atrás e agora querem reduzir para 15; populares não aceitam e querem 11

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
A Câmara de Apucarana vai viver mais um dilema em sua história na próxima sexta-feira (18). Aprovar 15 cadeiras em consenso com o Ministério Público de Apucarana, após a polêmica sessão ordinária desta terça-feira (15), que reprovou o projeto de iniciativa popular do Observatório Social de Apucarana (OSA), que queria manter as 11 cadeiras atuais para a legislatura de 2017/2021.
 
A situação agora, depois que o ex-presidente e vereador pelo quarto mandato seguido Mauro Bertoli fez, em pedir vistas ao projeto que seria votado na sessão desta terça-feira, para aprovar 16 cadeiras, foi retirado de pauta e só seria votado no dia 18, mas como não haveria tempo hábil para aprovar o projeto, pois a Lei eleitoral rege que ao faltar um ano antes das eleições, o poder legislativo tem que fixar o número correto de cadeiras para a próxima legislatura, e este projeto de 16 cadeiras não conseguiria ser aprovado pelos vereadores.
 
Mas nesta quarta-feira (16) os edis entraram em um consenso e vão aprovar 15 cadeiras para a próxima legislatura, número igual a cidade vizinha Arapongas.
 
O que não dá para entender a Câmara Municipal de Apucarana, é que para todo estes desgastes desnecessários, os edis passaram por humilhações, provocações nas redes sociais, e não se entenderam, pois ficou nítido o racha entre os Vereadores da base de Beto Preto (PT).
 
Nada disto teria ocorrido, se o presidente Deco (PR) tivesse escutado a promotoria pública em reunião há alguns meses atrás, e tomado as providências em fixar a alteração da Lei orgânica em 15 cadeiras, mas como a briga e questões de ego dentro da Câmara de Apucarana é evidente, toda esta pressão teve que ocorrer por parte de entidades sociais e populares, que não querem em uma grande parte, mais gastos com o poder legislativo.
 
O advogado Anivaldo da Silva que é o procurador jurídico da Câmara, falou com exclusividade a nossa reportagem sobre a decisão de ser aprovado a mudança no regimento interno para 15 cadeiras. Ele disse que a alteração será feita em duas sessões; uma será na próxima sexta-feira (18), às 14 horas em sessão extraordinária, e a próxima no dia 28 de setembro em sessão ordinária, respeitando assim, o interstício que a Lei prevê.
 
O projeto atual que visa 19 cadeiras, deve sofrer esta alteração, fixando para a próxima eleição 15 cadeiras. O projeto precisa de oito assinaturas, e nesta quarta-feira (16), contou com 09 assinaturas dos vereadores.
 
Ouça com exclusividade o que falou o procurador jurídico do poder legislativo de Apucarana ao portal AN Notícias.
Fonte: AN Notícias