Carregando...

Alerta!

logo Força-tarefa prende nove por furtos e explosões de caixas eletrônicos - Notícias - AN Notícias Força-tarefa prende nove por furtos e explosões de caixas eletrônicos - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 29 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Morte de Alfred Hitchcock - Dia Mundial das Associações Cristãs Femininas -
08/08/2014 09h06

Força-tarefa prende nove por furtos e explosões de caixas eletrônicosPolícia Civil apresentou presos da quadrilha do maçarico e Dinamite em Apucarana

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Uma força-tarefa da Polícia Civil culminou com a prisão de nove integrantes de duas quadrilhas especializadas em furtos a caixas eletrônicos que agiam nas regiões norte e noroeste do Paraná. Outros cinco estão foragidos e um morreu em confronto com a polícia.

Coordenado pelo delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana, José Aparecido Jacovós, o trabalho de investigação e monitoramento durou cerca de três meses e revelou que as quadrilhas eram bastante organizadas.

Em uma das operação foi apreendido um kit de primeiros socorros que era utilizado para prestar atendimento caso alguém fosse ferido na ação. Investigadores do Setor de Inteligência descobriram ainda que a mãe de um dos criminosos atuava como informante do filho sobre a ocorrência de blitzs.

Embora os alvos fossem os mesmos, as quadrilhas agiam de forma diferente. Uma delas – com base na cidade de Londrina - utilizava explosivos para abrir os caixas eletrônicos e costumava agir com violência, enquanto a outra – composta por integrantes de Santa Catarina e do Vale do Ivaí - arrombava os equipamentos com maçaricos.

De acordo com as investigações, a Quadrilha da Dinamite praticou furtos nas cidades de Califórnia, Ibiporã, Rio Bom e Jaguapitã. A guangue era liderada por Rodinaldo Vieira Matias, o 'Peruca', foragido da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL). Ele morreu em confronto com a polícia no último domingo (3), em Londrina, após usar a própria namorada como refém.

Na mesma operação, realizada pela PC de Apucarana em conjunto com a Polícia Militar (PM) de Londrina, foram presos Sidneu Barbosa Gama, vulgo 'Geminho', e Cristiano Gonçalves da Silva, também conhecido como 'Curitiba'. Na casa do suposto líder da quadrilha foram apreendidos coletes balísticos, armas calibre 9mm, fuzis automáticos, drogas e veículos usados nos roubos.

Outros três integrantes do bando haviam sido presos anteriorimente. Sandro Bispo Barbosa Gama - irmão gêmeo de Sidnei - foi o primeiro a ser preso, no dia 6 de maio, em Califórnia. No último dia 8 de julho, a polícia prendeu Wanderson Antonio Mantovani e Wilians Donier dos Santos, em Rolândio. O último sofreu uma queda ao tentar fugir da abordagem e foi encaminhado em estado grave ao hospital Santa Casa, em Londrina, onde permanece internado.

Da quadrilha do maçarico estão presos Valdinei Cezar de Souza, vulgo 'Ney'; Osvaldo De Souza Junior, o 'Osvaldinho'; Jacson Goudard  e Cezar Augusto Lorenzetti Hutz. Este último é natural de Joinville (SC) e apontado como líder do bando que teria cometidos furtos nas cidades de São João do Ivai, Godói Moreira, Lunardeli e São Pedro do Ivai. 

Os quatro foram presos quando tentavam arrombar um caixa eletrônico em São João do Ivaí no último dia 28 de julho. Na ação, Goudard foi ferido com um tiro no pé direito ao tentar furar o cerco policial. Ele chegou a ser hospitalizado, mas já foi liberado e encaminhado para delegacia. Na agência a polícia encontrou um pé de cabra, um maçarico e um cilindro de gás.

Segundo o delegado Jacovós, a investigação revelou que, embora não agissem juntas, as quadrilhas se comunicavam e até trocavam armamentos. Os detidos estão nas cadeias públicas de Apucarana, Rolândia, Londrina e São João do Ivaí. A polícia procura ainda outros cinco pessoas, entre ela um adolescente de 17 anos.

A força-tarefa mobilizou policiais civis de Apucarana, São do Ivai, Ivaiporã, e setores de Inteligência da Polícia Militar de Londrina eIvaiporã.

Foragidos

Quadrilha do Dinamite
Dorival Pereira Barbosa vulgo 'Valzinho'
Cleiton Montovani vulgo 'Clei'
Adolescente 17 anos – vulgo 'Piu'

Quadrilha do Maçarico
Daniel Rosa Silveira Junior - vulgo 'Gordinho'
Elias Caleffi - vulgo 'Paulista'

Fonte: AN Notícias