Carregando...

Alerta!

logo Monsenhor Roberto Carrara recebe o Título de Cidadão Honorário de Apucarana - Notícias - AN Notícias Monsenhor Roberto Carrara recebe o Título de Cidadão Honorário de Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 30 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da Independência dos Povos Baixos - Dia Nacional da Mulher - Dia da OEA e Dia do Ferroviário -
26/06/2017 12h12

Monsenhor Roberto Carrara recebe o Título de Cidadão Honorário de ApucaranaA honraria foi entregue pelos autores do Título, ex-vereadores Junior da Femac, Telma Reis e Luiz Brentan

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Em sessão solene, realizada na noite de sexta-feira (23/06), no Cine Teatro Fênix, o legislativo apucaranense entregou ao pároco da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, Monsenhor Roberto Carrara o Título de Cidadão Honorário de Apucarana. A honraria foi votada e aprovada por unanimidade dos vereadores no ano de 2011 e concedida ao homenageado pelos ex-vereadores Luiz Brentan, Telma Reis e Sebastião Ferreira Martins Júnior, o Junior da Femac, atual vice-prefeito da cidade, autores da Lei nº 263/11.

A solenidade contou com a presença de autoridades municipais como o prefeito Beto Preto e os vereadores Mauro Bertoli, Márcia de Sousa, Gentil Pereira, José Airton Deco do Araújo, Luciano Molina, Rodolfo Mota e Franciley Preto Godoi, o Poim, Bispo Dom Celso Antônio Marchiori, vários padres da diocese, do juiz de Direito, Osvaldo Soares Neto, pastor Valdir Silvério dos Reis, representantes das policiais Civil e Militar, Corpo de bombeiros, Exército, Acia e fiéis que acompanham o seu trabalho.

A solenidade, presidida pelo vereador Mauro Bertoli, teve a execução do Hino de Apucarana e do Hino Nacional entoados pelo Coral da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, além de cantos em homenagem a Padre Roberto. “O Título de Cidadania Honorária é a maior honraria que nossa Casa de Leis oferece as pessoas que reconhecidamente prestaram serviços e ajudaram no desenvolvimento social e neste caso em especial preservação da dignidade religiosa das nossas famílias. O Título que temos a honra de entregar representa que o povo apucaranense adotou o Monsenhor Roberto Carrara, oficialmente, como filho da terra. Agora ele é nosso irmão, um conterrâneo, um cidadão apucaranense, agora com certidão”, enfatiza o presidente Mauro Bertoli.

Emocionado, Carrara agradeceu a homenagem e destacou que este é o terceiro Título que recebe. “O primeiro é de Cidadão Honorário de Jaú, onde nasci há quase 78 anos. Também recebi o Título de Cidadão de Jerusalém quando fui batizado. Agora recebo este de Apucarana e, aguardo o quarto Título que é o de Cidadão dos Céus. Rezem por mim e me ajudem a recebê-lo”, pediu Roberto Carrara. Ele destacou ainda que nasceu em Apucarana no final de abril de 1969, quando chegou à cidade. E de lá para cá foram anos de trabalho, dedicação e muita comunhão com os fiéis e toda a cidade.

Prova dessa comunhão, Júnior da Femac, um dos autores do Título, citou em seu pronunciamento. “A homenagem nada mais é que o reconhecimento àquele que adotou a nossa cidade como sua terra, como seu lar e que fez e continua fazendo muito pela comunidade. Ao encerrar suas atividades na Colômbia e em Roma, Carrara poderia ter escolhido outro local para viver, mas ele escolheu Apucarana e também por isso é merecedor do Título”, conclui.

A ex-vereadora Telma Reis destacou a vida de Carrara e as atividades na Igreja. “Este Título é uma retribuição de tudo o que ele fez por Apucarana. Além de Padre, ele é um pai para nossa comunidade”. Telma relembrou ainda que o Monsenhor Roberto Carrara fez a sua primeira comunhão, celebrou seu casamento e batizou seus filhos. “Durante todos esses anos, não só eu, como toda comunidade, teve a sua presença constante em nossas vidas e somos profundamente gratos”.

Luiz Brentan, ex-vereador e também autor do Título, destacou que o dia 23 é o dia nacional de oração pelas vocações sacerdotais. “E nós entregamos o Título no dia 23. É uma homenagem especial. O Padre Carrara ganha um novo registro de nascimento”, afirmou.

Encerrando a solenidade o prefeito Beto Preto lembrou que a história de vida do Padre Roberto Carrara se confunde com a história da sua família na cidade de Apucarana. “Este Título é apenas um grãozinho de areia na história de vida deste homem que muito já fez e continua fazendo por Apucarana. Quando fez seu trabalho no exterior, levou o nome da nossa cidade”, destaca o prefeito. Segundo ele, o padre Roberto é um exemplo cristão da solidariedade, da bocas que alimentou, das almas que alimentou com palavras, nesses anos. “E tenho certeza que vai continuar levando Apucarana onde estiver, que vai continuar levando a palavra de Deus aonde for. Não assinei esta Lei, mas tive o prazer de entregar o Título com o Mauro Bertoli, com os autores desta Lei, com os vereadores e toda população de Apucarana”, finalizou Beto Preto.

Além da entrega do Título, vários convidados foram homenageados recebendo, das mãos dos vereadores, o Brasão do Município de Apucarana, na forma do PIN.

VIDA RELIGIOSA DO MONSENHOR ROBERTO CARRARA

- Nascido em 10 de novembro de 1939, em Jaú, interior do Estado de São Paulo, a vocação religiosa aflorou cedo na vida de Carrara.

- Foi ordenado sacerdote no dia 22 de dezembro de 1963, em São Manuel/SP por D. Frei Henrique Goland Trindade.

- Em 1964, trabalhou como Vigário cooperador na Paróquia de Ourinhos SP.

- De 1965 a 1966 esteve no Seminário Menor de S. José, em Botucatu, SP, como disciplinário.

- Em 1967, foi nomeado Pároco da Paróquia São Benedito, na cidade de Botucatu, SP, e ali permaneceu até maio de 1969.

- Em junho de 1969 veio para Apucarana assumindo a Paróquia da Catedral Nossa Senhora de Lourdes.

- Em 1980, foi para Roma e se especializou em Liturgia na Faculdade de S. Anselmo e no final de 1982 voltou para a Paróquia da Catedral onde permaneceu até maio de 1991.

- Em julho de 1991, foi para Bogotá, na Colômbia, assumindo a Secretaria Executiva do Departamento de Liturgia.

- Em maio de 1993, foi para Roma, trabalhar no Vaticano, na Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, onde permaneceu até maio de 2008. Nos últimos anos foi responsável pela Seção das Dispensas Sacerdotais.

- Em julho de 2008, voltou novamente para a Paróquia da Catedral, onde permanece.

 *E nesses 17 anos que esteve trabalhando no CELAM e no Vaticano, sempre esteve muito presente em nossa Comunidade, visitando todos os anos, e trazendo ajuda financeira para manter 450 crianças divididas em 03 Creches.

Fonte: AN Notícias com CM Apucarana