Carregando...

Alerta!

logo Mulheres promovem encontro da Economia Solidária em Apucarana - Notícias - AN Notícias Mulheres promovem encontro da Economia Solidária em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 28 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Cartão-postal - Dia da Educação - Dia da Sogra - Dia do Joalheiro -
03/02/2016 01h47

Mulheres promovem encontro da Economia Solidária em ApucaranaCom os trabalhos iniciados há dois anos, atividades visam criar possibilidades de trabalho e renda

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Nesta quinta-feira (04/02), das 9 às 17 horas, no Recanto do Sossego, a Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família promove o 1º Encontro da Rede de Mulheres Solidárias de Apucarana. Uma iniciativa dentro do Programa de Protagonismo Feminino, a economia solidária é hoje regida por lei municipal sancionada pelo prefeito Beto Preto no final do ano passado.

A legislação prevê a formação de um conselho e um fundo municipal para fomentar o desenvolvimento de iniciativas locais. “Apucarana é atualmente um dos poucos municípios do país a contar com uma política municipal voltada à economia solidária”, frisa o prefeito Beto Preto.

No Paraná, além de Apucarana, possuem leis em vigência apenas São José dos Pinhais, Londrina, Irati e Paranaguá.

Com os trabalhos iniciados há dois anos, o Projeto Economia Solidária e Protagonismo Feminino de Apucarana tem como objetivo principal criar possibilidades de trabalho e renda. “Capacitando grupo de mulheres na construção de um processo de autonomia e empoderamento”, assinala Denise Canesin Moisés Machado, secretária Municipal da Mulher e Assuntos da Família. Até o momento, mais de 150 mulheres já foram capacitadas e cerca de 50 empreendimentos formados. “Alguns já formalizados, como é o caso de um restaurante que nasceu dentro do projeto”, exemplifica a secretária.

Além da experiência que resultou em um restaurante, os empreendimentos de economia solidária de Apucarana possuem projetos em outros ramos gastronômicos, artesanatos diversos, confecções, marcenaria, plantas medicinais e ornamentais, beleza e estética, entre outros.

Além de participação em eventos municipais, a rede de mulheres solidárias possui duas unidades públicas de comercialização, sendo a Unidade I (Espaço Mulher) localizada à rua Dr. Oswaldo Cruz, 432 – Centro, e a Unidade II, no Museu do Café no Distrito do Pirapó, onde iniciou-se um trabalho com o objetivo de integrar a mulher rural ao projeto. Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone 3122-0457.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana