Carregando...

Alerta!

logo Núcleo discute ações para conter epidemia silenciosa - Notícias - AN Notícias Núcleo discute ações para conter epidemia silenciosa - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 27 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Sacerdote - Dia do Engraxate - Dia da Aviação de Caça e Dia da Empregada Doméstica -
14/05/2016 01h28

Núcleo discute ações para conter epidemia silenciosaNos primeiros meses do ano, 82 casos foram registrados em Apucarana

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Integrantes do Núcleo de Prevenção a Violência e Cultura da Paz de Apucarana (Nupave) estiveram reunidos hoje (13/05), na Autarquia Municipal de Saúde, para discutir ações para mostrar as situações de violência registradas nos ambientes domésticos, empresarial e escolar.

De acordo com a coordenação do núcleo, a partir do conhecimento dos fatos apresentados pelas vítimas serão tomadas as medidas cabíveis ao caso. Somente em Apucarana, conforme relatório do Ministério da Saúde, foram registrados 82 casos de violência interpessoal ou autoprovocada, que resultaram em atendimento em unidade de saúde e hospitalar. 

O enfermeiro Luciano Pereira da Silva, coordenador do Departamento de Epidemiologia da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, é integrante do Núcleo na cidade. Segundo ele, há um significativo registro de violência interpessoal em Apucarana, mas poucos chegam a conhecimento da sociedade em geral e das autoridades policiais e judiciárias.

“Um dos objetivos do Nupave é articular políticas no âmbito municipal, com a participação da sociedade civil organizada, com vistas ao enfrentamento dos diversos tipos de violência contra a mulher, idosos, crianças, adolescentes e cidadão em geral, além da violência de gênero”, destaca o enfermeiro.

Na reunião de hoje, os presentes reconheceram a importância da integração dos segmentos participantes do Núcleo. “Sabemos que a violência é uma epidemia silenciosa, necessitando de ser enfrentada para o resgate da vida e cidadania da vítima e até mesmo da família. Por esta razão é que os membros do Núcleo estão prontos para receber as denuncias e tomar as medidas necessárias a conter estas ações criminosas”, explica ele.

Segundo Luciano Pereira, tomando por base o preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as violências são caracterizadas pelo “uso intencional da força física ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou comunidade que possa resultar em ou tenha alta probabilidade de resultar em morte, lesão, dano psicológico, problemas de desenvolvimento ou privação”.

QUEM PARTICIPA – Em Apucarana, o NUPAVES tem a participação de representantes da Prefeitura Municipal, Autarquia Municipal de Saúde, Centro de Referência da Assistência Social, Centro de Referência Especializado em Assistência Social, Coordenação da Residência Multiprofissional, Autarquia Municipal de Educação, Secretaria de Assistência Social, Centro de Atenção a Mulher, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Hospital da Providência, Universidade Federal Tecnológica, 16ª Regional de Saúde e Ceebja.

O QUE É – A REDEVIVAPAZ é uma rede de relacionamento composta pelos diversos atores que atuam na Rede Nacional de Núcleos de Prevenção de Violências e Acidentes, Promoção da Saúde e Cultura de Paz, na implementação das Políticas Nacionais de “Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências” e de “Promoção da Saúde”. Sua missão é constituir-se em um espaço para problematização, formulação e troca de experiências relacionadas a implementação das diretrizes dessas Políticas. O seu grande marco de referência é a qualificação das ações nos diferentes níveis de gestão e atenção à saúde no SUS.

QUEM INTEGRA - Na sua fase inicial de implantação a rede é integrada por gestores, trabalhadores e técnicos das secretarias municipais e estaduais de Saúde. Em fase posterior, a rede poderá ser aberta à participação de outros atores de outros espaços institucionais no SUS, em outros órgãos e instituições públicas ou privadas, instituições formadoras e de pesquisa, ou de grupos e entidades da sociedade civil atuam com os mesmos ou com objetivos afins aos das Políticas de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências e de Promoção da Saúde. 
 
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana