Carregando...

Alerta!

logo Apucarana apresenta índice médio de Aedes aegypti - Notícias - AN Notícias Apucarana apresenta índice médio de Aedes aegypti - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 27 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Sacerdote - Dia do Engraxate - Dia da Aviação de Caça e Dia da Empregada Doméstica -
22/04/2016 07h03

Apucarana apresenta índice médio de Aedes aegyptiDados foram colhidos pelos agentes de endemias da Autarquia Municipal de Saúde

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
A cidade de Apucarana apresenta 1,1% de presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chicungunha e zika vírus. É o que mostra o 1° Levantamento Rápido de Infestação (Lira), realizado pelos agentes de endemias da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), de 11 a 15 de abril, em 58.511 imóveis das cinco regiões da cidade e divulgado hoje (19/04) pela Vigilância em Saúde. O resultado coloca a cidade em risco médio para dengue, uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza 1% como aceitável. O resultado do Lira é menor em relação ao registrado em janeiro, quando alcançou 2,5%.

Apesar do resultado, o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, considera fundamental que a população continue realizando a vistoria em seus imóveis, para eliminar os focos do mosquito transmissor das três doenças. “Hoje temos o registro de 73 casos de dengue na cidade, sendo 60 de origem local, demonstrando a presença do Aedes aegypti em nosso território, um risco constante à saúde da população”, alerta Kaneta.

Já o diretor de Vigilância em Saúde da AMS, veterinário Aguinaldo Aparecido Ribeiro, lembra que o Lira identificou três regiões com índice acima de 1% de infestação. “Nestas regiões, os agentes identificaram o acumulo de lixo e objetos propícios a acumular água, permitindo o desenvolvimento das larvas do mosquito. É fundamental, portanto, que a população cumpra sua parte, mantendo terrenos e quintais limpos, em um cuidado permanente com a própria saúde”, relata o diretor.

REGIÕES – No relatório, três estratos apresentam infestação acima de 1%: Parque Santo Expedito, cemitérios da Saudade e Cristo Rei, jardins das Flores e Esperança; Vila Formosa e Prefeitura (1,9%); Estádio Bom Jesus da Lapa, Colégio Agrícola, Sesi, jardins Colonial, Santos Dumont e Marissol, Parque da Raposa, 30 Bimec, Fecea, Recanto do Lago e Adriano Correa (1,4%); Jardim Ponta Grossa, Afonso Camargo, Marcos Freire, Vale Verde, Água Azul, Dom Romeu Alberti, parques Bela Vista, Exposição, Perdigão e Araucárias (1,1%).

Abaixo de 1% estão os bairros Vila Nova, Vila Operária, Rodoviária, Centro, Jardins Aclimação, América e Trabalhista (0,7%) e Posto Catarina, João Paulo, Sol Nascente, Guaraci Freire, Interlagos, Vila Regina, Vila Apucaraninha, Barra Funda, Jaboti, Club 28, Colônia dos Novos Produtores, Jardim Paineiras (0,6%).
 
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana