Carregando...

Alerta!

logo Vigilância Sanitária orienta profissionais de beleza em Apucarana - Notícias - AN Notícias Vigilância Sanitária orienta profissionais de beleza em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 29 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Morte de Alfred Hitchcock - Dia Mundial das Associações Cristãs Femininas -
18/07/2017 03h47

Vigilância Sanitária orienta profissionais de beleza em ApucaranaNormas da SESA, foram repassadas a manicures, cabeleireiros, barbeiros, depiladores e maquiadores

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

O Departamento de Vigilância Sanitária da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana realizou hoje uma reunião técnica de orientação voltada a manicures, cabeleireiros, barbeiros, depiladores, maquiadores e outros profissionais de beleza. No encontro, realizado no polo da UAB, levou ao conhecimento dos profissionais as exigências da resolução 700/2013, da Secretaria de Estado de Saúde (SESA) para desempenho de suas atividades.

As orientações especialmente quanto aos cuidados com a esterilização e a necessidade de uso individual de materiais. Nos casos das manicures foi repassada a exigência do uso equipamento denominado autoclave para esterilizar alicate e espátula de unha, bem como a descarte de lâminas de barbear após o atendimento de cada cliente.

“O papel da vigilância sanitária não é só fiscalizar, mas também de orientar. Estamos promovendo essa reunião de esclarecimento e orientação. Depois, provavelmente a partir de agosto, vamos passar nos estabelecimentos fiscalizando”, afirma a superintendente da Vigilância Sanitária, Thaísa de Oliveira Soithe.

Thaísa observa que a reunião de hoje visa ajudar os estabelecimentos comerciais a se adequar as normas da resolução da SESA, buscando a segurança não só os clientes, mas também dos profissionais do setor. “O papel da Vigilância é a prevenção de risco da população, especialmente de doenças”, enfatiza.

A superintendente da Vigilância Sanitária dá como exemplo o recente aumento de casos de hepatite B entre as mulheres no Paraná. “Foi feito um estudo e a principal suspeita é de que a doença foi adquirida através de alicate de unha”, alerta.

Thaísa observa que a equipe da Vigilância Sanitária está à disposição da população para qualquer esclarecimento. “Os profissionais que ainda têm dúvidas de como se adequar às normas apresentadas nesta reunião, ou os que não puderam comparecer, podem procurar a nossa equipe, na Rua Clotário Portugal, número 900, ou pelo telefone 3034-3004”, orienta.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana