Carregando...

Alerta!

logo Inauguração do Centro de Detenção Provisória de Arapongas será no dia 14 - Notícias - AN Notícias Inauguração do Centro de Detenção Provisória de Arapongas será no dia 14 - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 03 de Março de 2024

SAIBA MAIS

06/12/2023 11h59

Inauguração do Centro de Detenção Provisória de Arapongas será no dia 14Onofre, anunciou nesta quarta-feira (06) que a inauguração do Centro de Detenção Provisória (CDP) está agendada

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, anunciou nesta quarta-feira (06) que a inauguração do Centro de Detenção Provisória (CDP) está agendada para o próximo dia 14, às 10 horas. Ainda segundo o prefeito, o evento terá a presença já confirmada do secretário de Estado de Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, deputados e outras lideranças locais e regionais. “A presença do governador Ratinho Júnior ficou condicionada a uma agenda do presidente Lula, que a princípio deverá estar em Curitiba na mesma data. De qualquer forma, o próprio governador sinalizou que a entrega do CDP é importante para que se possa adequar melhor vários aspectos ligados à segurança pública na região”, afirmou Sérgio Onofre.

A construção do CDP em Arapongas é uma promessa que se arrastou por mais de três décadas. Porém, só em maio de 2021 foi assinada a escritura definitiva da doação do terreno do município ao Estado para a construção da obra. Para que a promessa saísse do papel, foi preciso fazer inúmeras reuniões, com engajamento total do município junto ao governo do Paraná. “Devemos muito ao deputado federal Pedro Lupion e ao deputado estadual Tiago Amaral, que acompanharam cada passo desse processo e fizeram intervenções precisas sempre que, por algum motivo, o projeto sofreu algum tipo de ameaça”, acrescenta Sérgio Onofre.

Construído em terreno de 4,1 mil m2, o prédio tem 1.464 m² de área construída e capacidade para abrigar 136 pessoas, distribuídas em 11 celas para até 12 detentos cada, três células individuais e uma para pessoas com deficiência. O espaço está localizado na Rua Rouxinol, região do Parque Industrial XI. O projeto é composto por um pátio solário, pátio para visitas, sala de aula, oficina de trabalho, enfermaria e duas salas para visitas; quatro guaritas e duas muralhas de cinco metros (muro de isolamento e muro limite). O investimento é de R$ 7,3 milhões.

Como a obra do CDP, os presos que se encontravam em Arapongas já foram removidos para outros presídios e a cadeia pública, localizada há décadas na área central, foi demolida em setembro de 2022.


Fonte: AN Notícias com PM Arapongas

Galeria de Imagens