Carregando...

Alerta!

logo O senador democrata Barack Obama e o ex-governador republicano de Arkansas Mike Huckabee largaram na frente nesta sexta-feira, 4, na corrida para obter a indicação de seus partidos à presidência americana - Notícias - AN Notícias O senador democrata Barack Obama e o ex-governador republicano de Arkansas Mike Huckabee largaram na frente nesta sexta-feira, 4, na corrida para obter a indicação de seus partidos à presidência americana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 06 de Maio de 2021

SAIBA MAIS

Dia do Cartógrafo - Dia do Taquígrafo -
04/01/2008 07h40

O senador democrata Barack Obama e o ex-governador republicano de Arkansas Mike Huckabee largaram na frente nesta sexta-feira, 4, na corrida para obter a indicação de seus partidos à presidência americanaObama e Huckabee saem na frente na sucessão de Bush.

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
DES MOINES, EUA - O senador democrata Barack Obama e o ex-governador republicano de Arkansas Mike Huckabee largaram na frente nesta sexta-feira, 4, na corrida para obter a indicação de seus partidos à presidência americana. As primárias de Iowa, que marcam o início do processo eleitoral americano, são consideradas chave para a nomeação de um candidato porque dão impulso aos vencedores. O resultado serve também como termômetro para que candidatos que estão atrás nas pesquisas desistam e passem a apoiar outro concorrente. Em poucos Estados, porém, a escolha é tão complicada quanto o caucus de Iowa. Obama, que tenta ser o primeiro presidente negro dos Estados Unidos e é contrário a guerra do Iraque, bateu em uma acirrada disputa a senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton e o ex-senador John Edwards nas assembléias partidárias (caucuses) de Iowa. Ele obteve 38% dos votos contra 30% de Edwards e 29% da ex-primeira dama. Em seu discurso após divulgação dos resultados, Obama disse que chegou o momento de os Estados Unidos "superarem as divisões" para construir "a coalizão da mudança". Ele afirmou ainda que será o presidente que garantirá assistência médica para todos nos EUA, cortará impostos para a classe média e conseguirá livrar o país da tirania do petróleo. Já Edwards disse que sua colocação "mudou o cenário" na política americana. Segundo o ex-senador, a mudança foi possível porque ele falou "para a classe média e os que não têm voz". Por sua vez, Hillary diminuiu a importância de seu terceiro lugar, destacando que foi uma grande noite para os democratas. Ela disse ainda que os resultados apontam para uma vitória democrata nas eleições em novembro. Nos caucuses republicanos, o pastor batista Huckabee superou facilmente o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney ao obter 34% dos votos contra 25%. "Romney esteve muito forte em organização, passou muito tempo em Iowa e gastou muito dinheiro - mas Huckabee é muito envolvente", disse Terry Branstad, presidente da Universidade Des Moines e ex-governador de Iowa. Huckabee, ex-governador de Arkansas, disse estar "espantado e animado" pelo sucesso conseguido, mas destacou que "a vitória só termina na Casa Branca, dentro de um ano".
Fonte: O Estadão

Galeria de Imagens