Carregando...

Alerta!

logo Ação do Twitter sobe 73% no 1º dia; entenda como a rede mudou o mundo - Notícias - AN Notícias Ação do Twitter sobe 73% no 1º dia; entenda como a rede mudou o mundo - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 17 de Junho de 2021

SAIBA MAIS

Dia do Serviço de Veterinária - Dia da Imprensa - Dia do Funcionário Público Aposentado - Dia Mundial da Desertificação -
07/11/2013 11h56

Ação do Twitter sobe 73% no 1º dia; entenda como a rede mudou o mundoSete anos após ser criada, a rede de microblogging Twitter abriu seu capital na bolsa de Nova York nesta quinta-feira

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Sete anos após ser criada, a rede de microblogging Twitter abriu seu capital na bolsa de Nova York nesta quinta-feira, sob forte demanda dos investidores por seus papéis. Com preço inicial de US$ 26 (cerca de R$ 60), as ações chegaram a ultrapassar a barreira dos US$ 50 (R$ 115), para depois se aproximar da casa dos US$ 45 (R$ 104) - 73% a mais que o preço original das ações da IPO (sigla em inglês da "oferta pública inicial", quando os papéis de uma empresa passam a ser negociadas na bolsa pela primeira vez).

 

Com o grande apetite, o valor de mercado do Twitter atingiu US$ 31 bilhões (cerca de R$ 71 bilhões). Essa foi o maior IPO de uma empresa do setor de tecnologia desde a abertura de capital do Facebook, em maio do ano passado. Rede social em que os usuários publicam e leem mensagens restritas com no máximo 140 caracteres, o Twitter tem hoje cerca de 550 milhões de usuários no mundo.

 

Ainda que sua base de usuários seja menor do que a do Facebook (com cerca de 1 bilhão de cadastros), nenhuma outra rede social tem a mesma influência que o Twitter. Uma das maiores convenções criadas pela rede foi a difusão do uso do "jogo da velha" ou hashtag. Antes do Twitter, o símbolo # só era praticamente visto nos telefones para indicar um número. Agora, as hashtags são uma forma definitiva de agrupar tuítes de um mesmo assunto. Leia abaixo uma compilação feita pela BBC hashtag por hashtag, de como o Twitter mudou o mundo.

 

#Negócios
No passado, as reclamações eram escritas à caneta, seguindo uma cartilha comum: primeiro, o cliente enviava uma carta e tinha de esperar alguns dias por uma resposta. Frequentemente, no entanto, era ignorado pelo destinatário. Hoje, no entanto, tudo é feito online - e uma das formas mais eficazes para cobrar das empresas uma solução rápida dos problemas é pelo Twitter.
 

Com a capilaridade da rede, a chance de que uma mensagem se torne um viral preocupa as companhias, que temem o efeito disso sobre suas imagens. Enquanto isso, nos mercados financeiros, muitos começaram a usar a mídia social para prever o futuro do valor de seus negócios. Ao analisar o firehose (isto é, a compilação de todos os tuítes enviados), os pesquisadores afirmam que podem fazer uma aposta sobre a performance das ações - às vezes com até seis dias de antecedência.

 

#Política
O Twitter também vem se consolidando como um palanque digital, no qual os políticos podem interagir diretamente com seus potenciais eleitores e fazer anúncios impactantes de suas ações. As mídias sociais - não apenas Twitter - se tornaram instrumentos tão importantes para a política que, antes de sua reeleição, o presidente dos EUA, Barack Obama, contratou uma equipe de especialistas dedicados a analisar os tweets e atualizações de status em todos os Estados Unidos.

 

Quando derrotou seu rival republicano Mitt Romney nas eleições presidenciais do ano passado, foi pelo Twitter que Obama enviou uma foto que virou a marca de sua vitória. Nela, ele abraçava sua esposa, Michelle. A imagem se tornou rapidamente a mais compartilhada da rede social. O Twitter, sozinho, não garante as eleições, mas, sem dúvida, é hoje uma das ferramentas mais poderosas durante campanhas eleitorais, principalmente por atingir eleitores que não assistem aos programas políticos nos meios tradicionais, como a TV ou o rádio. Mas há espaço para o abuso. A tentação para que movimentos políticos paguem pessoas para apoiar uma causa na rede tende a aumentar à medida que as mídias sociais ganham mais força.

 

#Notícias
Não há como negar: o Twitter incorporou o senso de urgência do jornalismo. Os tuítes têm sido o ponto de partida para muitas notícias, especialmente aquelas sobre celebridades. Nas redações de jornais, revistas e sites, um novo cargo surgiu à luz desse novo universo: o jornalista especializado em redes sociais. Cabe a ele filtrar as informações que circulam na rede, além de promover as notícias publicadas pelo veículo em que trabalha. O verdadeiro desafio, claro, é ter certeza de que o tuíte publicado é verdadeiro - e os veículos de comunicação nem sempre checam corretamente as informações antes de publicá-las.

 

Fonte: Terra

Galeria de Imagens