Carregando...

Alerta!

logo Pesquisadores infectam computador com vírus que se propaga pelo som - Notícias - AN Notícias Pesquisadores infectam computador com vírus que se propaga pelo som - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 17 de Junho de 2021

SAIBA MAIS

Dia do Serviço de Veterinária - Dia da Imprensa - Dia do Funcionário Público Aposentado - Dia Mundial da Desertificação -
05/12/2013 11h36

Pesquisadores infectam computador com vírus que se propaga pelo somNovo sistema desenvolvido pelas alemães poderia afetar virtualmente qualquer equipamento

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Um grupo de pesquisadores da Alemanha encontraram um forma de propagar um vírus através de sinais de áudio imperceptíveis. A nova forma de comunicação poderia infectar um computador sem que ele esteja conectado a uma rede.

 

Durante muitos anos se pensou que uma das estratégias mais efetivas para evitar a contaminação de um computador era mantê-lo fora da internet ou longe de dispositivos suspeitos. No entanto, o novo sistema desenvolvido pelas alemães poderia afetar virtualmente qualquer equipamento em um raio de 20 metros.

 

Segundo uma publicação da equipe no Journal of Communications, eles usaram uma espécie de sonar modificado, originalmente projetado para comunicações embaixo d'água. Graças a alto-falantes comuns e uma série de alterações no desenho original, o grupo pode transmitir 20 bytes de informações a um equipamento situado a 19,7 metros de distância através de um sinal de áudio.

 

A intenção dos pesquisadores não era encontrar uma maneira eficiente de infectar outros equipamentos, mas sim desenvolver medidas efetivas para evitar qualquer tipo de propagação de malware pelo som.

 

Gracias à pesquisa, será possível desenvolver filtros de som e outros tuipos de barreira que evitem que se infecte uma equipamento de forma remota sem que ele esteja conectado à internet.

Fonte: Terra

Galeria de Imagens