Carregando...

Alerta!

logo WhatsApp poderá ativar pagamentos e transferências no Brasil - Notícias - AN Notícias WhatsApp poderá ativar pagamentos e transferências no Brasil - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 05 de Maio de 2021

SAIBA MAIS

Dia Nacional das Comunicações - Dia da Comunidade - Dia do artista pintor e Dia do Expedicionário -
31/03/2021 01h48

WhatsApp poderá ativar pagamentos e transferências no BrasilCasamento entre mídias sociais e serviços de finanças foram destacados pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
O Banco Central autorizou nesta terça-feira, 30, o funcionamento de recursos que permitem pagamentos pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. A empresa Facebook Pagamentos do Brasil foi aprovada como um "iniciador de pagamentos", de maneira que os usuários do mensageiro poderão transferir recursos entre si.

Em nota, o BC informou ainda que foram concedidas autorizações para dois arranjos classificados como abertos de transferência, de depósito e pré-pago, domésticos, instituídos pela Visa e pela Mastercard.

"Esses arranjos e instituição de pagamentos têm relação com a implementação do programa de pagamentos vinculado ao serviço de mensageria instantânea do WhatsApp (Programa Facebook Pay). As autorizações permitem que ele seja utilizado para realizar a transferência de recursos entre seus usuários", diz o BC em nota divulgada há pouco.

O BC esclarece que as autorizações de hoje não incluem os pleitos da Visa e Mastercard para funcionamento dos arranjos de compra vinculados ao Programa Facebook Pay, que seguem em análise.
 

"O BC acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos", acrescenta.

O WhatsApp lançou em 15 junho do ano passado um serviço de envio e recebimento de dinheiro no Brasil, mas uma semana depois teve o serviço suspenso pelo BC, sob a justificativa de que era preciso avaliar questões de competição e privacidade. Desde então, o BC vinha analisando o pleito e as regras para funcionamento.

Hoje mesmo, em evento virtual 'Encontro Daycoval - Perspectivas Econômicas e de Investimentos para o Brasil 2021', que teve o apoio do Broadcast e do Estadão, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, destacou o casamento entre mídias sociais e serviços de finanças, sem citar diretamente o andamento do pedido do WhatsApp.

"Há um movimento de uso de mensagens por meio do Pix (o novo sistema de pagamento criado pelo BC). A sociedade usou sistema de pagamentos como mensageira porque tem demanda por misturar esses serviços", completou. Ele também falou da preocupação com os casos recentes de vazamento de dados pessoais no Brasil. "Não podemos criar ambiente de tecnologia sem cibersegurança bem feita", disse.

 

Fonte: AN Notícias com Terra

Galeria de Imagens