Carregando...

Alerta!

logo Amuvi homenageia Cafeicultores do Vale do Ivaí  - Notícias - AN Notícias Amuvi homenageia Cafeicultores do Vale do Ivaí - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 30 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da Independência dos Povos Baixos - Dia Nacional da Mulher - Dia da OEA e Dia do Ferroviário -
05/06/2017 11h12

Amuvi homenageia Cafeicultores do Vale do Ivaí O Concurso Café Qualidade Paraná tem por objetivo valorizar e fortalecer a cafeicultura

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) entregou nesta segunda-feira (05) “Moção de Aplausos” aos cafeicultores do Vale do Ivaí que se destacaram na 14ª edição do Concurso Café Qualidade 2016, safra 2016/17.
A cerimônia foi realizada no Auditório Gralha Azul da Unespar/Fecea, Campus de Apucarana. A Moção de Aplausos foi proposta pelo presidente da Amuvi, prefeito Beto Preto (PSD), de Apucarana, e aprovada por unanimidade na reunião realizada no dia 26 de maio, na cidade de Rosário do Ivaí.

O Concurso Café Qualidade Paraná tem por objetivo valorizar e fortalecer a cafeicultura paranaense, identificando e premiando os melhores cafés do Estado como estratégia para garantir ao Paraná uma posição de destaque na produção de cafés especiais.

Beto Preto destacou que a concessão da Moção de Aplausos é um reconhecimento aos cafeicultores que participaram do concurso. “É um concurso de grande abrangência, que busca incentivar a constante melhoria da qualidade dos cafés do Paraná, como meio mais eficaz na conquista de maiores mercados e, isso agrega valor ao produto, atendendo a crescente demanda por produtos diferenciados, lembrou. Ele acrescentou que, além de colherem grãos de altíssimo padrão, possibilitando a conquista de novos mercados e a valorização do café, a mais tradicional bebida paranaense, estes agricultores elevaram o nome de todo o Vale do Ivaí a nível nacional”, afirmou o presidente da Amuvi.

O Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara também participou da homenagem feita pela Amuvi aos cafeicultores. “Esse é um momento de valorização dos cafeicultores da região do Vale do Ivaí, que se destacaram na ultima edição do concurso Café Qualidade Paraná. Quero em nome do governo do Estado do Paraná, parabenizar a todos os cafeicultores e lideranças dessa região por essa conquista”, finalizou o secretário.
Os cafeicultores homenageados foram os seguintes: Café Cereja natural: 1º lugar, Evilásio Shigueaki Mori, de Cambira; 2º lugar, Mauro Kiniti Sato, de Apucarana; e 5º lugar, Gilberto Delatorre, de Grandes Rios. Natural (microlote): 3º lugar, Patrick Rodrigues de Souza, de Jandaia do Sul; e 4º lugar: Jaime André, de Cambira.

Melhor Café do Paraná

O melhor café do Paraná é de Cambira, o grão produzido no Sítio Mori, do empresário Evilásio Shigueaki Mori, conquistou o 14° Concurso Café Qualidade Paraná 2016, na categoria Cereja Natural. A competição, que reúne os melhores produtores de cafés do Paraná, é promovida pelo Governo do Estado e a premiação foi realizada no final de outubro em Londrina. O Sítio Mori fica no distrito de Gleba Dourados, região que tem um microclima favorável para a produção de cafés especiais. “Esse é o resultado de muito trabalho e dedicação, e interesse em dominar o assunto. Podemos mostrar para outros produtores de pequenos, médios e familiares que o café especial é muito viável”, explica Mori.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana