Carregando...

Alerta!

logo Prefeita de São Pedro do Ivaí assume a Amuvi - Notícias - AN Notícias Prefeita de São Pedro do Ivaí assume a Amuvi - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 28 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Cartão-postal - Dia da Educação - Dia da Sogra - Dia do Joalheiro -
26/01/2016 12h05

Prefeita de São Pedro do Ivaí assume a AmuviCarlos Gil deixa presidência da entidade nesta próxima sexta-feira (29)

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Nessa sexta-feira, dia 29 de janeiro, a prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri, entra para a história do Vale do Ivaí  como a primeira mulher a presidir a Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí). A reunião da entidade, que dará posse a Maria Regina, acontece no salão paroquial São Pedro, a partir das 16h00. Na ocasião, o atual presidente Luiz Carlos Gil (prefeito de Ivaiporã) passa o cargo para Maria Regina Magri. Apesar de ter direito a mais um ano à frente da associação, Gil vai cumprir o acordo firmado ainda em 2014, na eleição realizada em Marilândia do Sul, onde ele ficaria um ano respondendo pela Amuvi e passaria a presidência para a prefeita de São Pedro do Ivaí, que está em seu segundo mandato e não pode disputar a reeleição.

Na semana passada, em Ivaiporã, Regina Magri se reuniu com o prefeito Carlos Gil para discutir os projetos e ações que estão sendo realizadas pela entidade. O encontro foi acompanhado pela secretaria da Amuvi, Key Semensato; pelo advogado Giovanni e pelo contador da prefeitura de São Pedro do Ivaí, Alexsandro Gouvea Luz.

Regina Magri disse que a ideia inicial de sua gestão à frente da Amuvi é manter os projetos que estão em andamento e trabalhar, especialmente, pela união dos prefeitos, que é uma forma de fortalecer a entidade. “Esse é um momento de dificuldade para todos e precisamos contar com o apoio dos prefeitos para que possamos vencer essa etapa”, comentou Regina.

No final de 2015, ela esteve em Brasília e se encontrou com o deputado federal Alex Canziani, que sinalizou a importância do desenvolvimento de um projeto regional, que possa beneficiar todo o Vale do Ivaí.
Dois assuntos devem ser trabalhados pela Amuvi em 2016. O primeiro se refere à liminar conseguida pela entidade, que obriga a Copel a manter a manutenção da iluminação pública em vários municípios da região. O outro ponto que deve voltar à tona é a discussão sobre a destinação correta dos resíduos sólidos. “Viemos conversar com o Gil, justamente para ter um posicionamento sobre essas situações”, afirmou

Ano eleitoral
O ano de 2016 é de eleições municipais, mas para a futura presidente da entidade, isso não vai atrapalhar nem seu desempenho. “O principal é manter o foco e entender que não se deve misturar a parte política com a administração da cidade”. Ela, inclusive, convida os pré-candidatos a prefeito, para que assistam às reuniões da Amuvi, para saber quais as dificuldades que cada município passa atualmente. “Não dá mais para as pessoas serem amadoras, o prefeito tem que saber que ele é um gestor daquele município e que ele tem uma responsabilidade muito grande de administrar um dinheiro que não é deles”.

Momento histórico
O fato de ser a primeira mulher presidente da associação deixa Regina bastante emocionada. Para ela, essa peculiaridade aumenta a responsabilidade, pois entende que tem que fazer melhor que os outros presidentes, para honrar o trabalho da mulher na política.  “Hoje, a nossa associação tem uma visibilidade muito grande”, ponderou.

Para Carlos Gil desafio dos municípios será vencer a crise
O atual presidente da Amuvi, Luiz Carlos Gil, acredita que a prefeita de São Pedro do Ivaí não terá dificuldades para comandar a entidade, já que ela participa ativamente de todas as atividades da entidade e representou a instituição em diversas oportunidades. “Certamente vai ser uma transição super tranquila e desejamos que ela faça uma excelente gestão”, frisou Gil.

No entanto, o prefeito destaca que o principal desafio para as prefeituras em 2016 será vencer a crise econômica, que já afeta a queda na arrecadação, especialmente no repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Diversas cidades estão no limite prudencial dos gastos com o funcionalismo público. Gil alerta que se não houver um relaxamento nessa exigência do Tribunal de Contas, principalmente com a queda na arrecadação, muitos prefeitos não vão conseguir fechar as contas no final desse ano. “Mesmo aqueles que estavam ajustados, já sentem essa dificuldade”, alertou o prefeito.

Fonte: AN Notícias com Paraná Centro